Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Movimente-se 16/09/2019

Uso do celular durante as refeições faz mal à saúde! Entenda os malefícios

Imagine esta cena: você está em um restaurante, e observa algumas pessoas, seja um grupo de amigos ou uma família, em volta de uma mesa com suas refeições, mas cada um com seu respectivo celular, sem se falarem ou interagirem entre si. Você já viu isso acontecer? Infelizmente, é uma cena comum. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é elas que podem estar prejudicando diretamente sua saúde e alimentação ao utilizar o aparelho nesse momento. A telinha, quase presença confirmada na refeição de vários brasileiros, pode estar sendo um vilão para uma refeição mais saudável.

Comer olhando a telinha aumenta o consumo de calorias

Estudos comprovam que pessoas que interagem com o celular enquanto comem têm 20% de aumento calórico em suas dietas. Isso porque fazer as duas coisas ao mesmo tempo “distrai” o cérebro e o órgão não recebe a informação por completo de que a pessoa está se alimentando. Ou seja: em pouco tempo ela irá beliscar algo na geladeira, para buscar a sensação de saciedade perdida na refeição. Por isso pode-se afirmar que comer enquanto celular enquanto come engorda sim.

Se distrair na hora da refeição pode causar indigestão

Além de ser mais calórico, comer enquanto se distrai no celular pode causar uma mastigação pobre ou que não é completa. Com isso, o estômago é sobrecarregado, tendo que fazer um esforço maior para digerir o alimento e podendo causar desconforto e dores abdominais, além de problemas futuros maiores, como prisão de ventre.

Companhias e momentos podem ser aproveitados melhor

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá e publicada no Journal of Experimental Social Psychology também indica que quem fica muito tempo entretido no smartphone acaba não aproveitando o momento nem as companhias na hora da refeição. A maioria das pessoas que participou do estudo revelou que se sentiu entediada, ou mesmo não que lembrava direito do que tinha feito ou do que havia escutado.

Não é só o celular! Outros eletrônicos devem ser evitados durante as refeições

O celular é o grande vilão em evidência atualmente, e é o que de fato faz mais mal na hora das refeições, pois há uma grande interação entre quem está comendo e o aparelho. Mas outros aparelhos eletrônicos também podem atrapalhar o momento da refeição. O constante uso da TV e do computador, por exemplo, desfoca a atenção do que realmente importa: seu prato. O ideal é que você desligue qualquer eletrônico e aproveite o almoço ou jantar com muita conversa saudável.