Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Entenda em que momentos do seu dia é importante se desconectar da tecnologia
Movimente-se 27/03/2019

Entenda em que momentos do seu dia é importante se desconectar da tecnologia

Responda rápido: quando foi a última vez que você saiu de casa sem o celular ou qualquer outro aparelho digital? Ou então que participou de uma conversa sem checar nenhuma vez se tinha recebido alguma mensagem? Se você simplesmente não lembra a resposta para essas perguntas é possível que esteja precisando se desconectar um pouco. Afinal, não é exatamente uma novidade que existe o efeito de intoxicação digital. Será que esse é o seu caso? Saiba em quais momentos do dia é importante evitar ficar conectado e descubra se você está precisando se desintoxicar da tecnologia:

Assim que acordar

Você mal abriu os olhos e qual é a primeira coisa que faz? Se respondeu “olho o celular” é hora de ligar o alerta amarelo. Isso porque olhar as mensagens podem acabar te gerando algum tipo de estresse ou ansiedade antes mesmo de levantar da cama. E se você ainda olha o e-mail do trabalho o problema tende a aumentar, já que você já está pensando no que tem que fazer no seu horário laboral logo nas primeiras horas do dia. Por isso, acorde com calma, medite (caso goste), se espreguice bastante, vá ao banheiro e só então olhe o celular. Com o tempo tente aumentar ainda mais os intervalos em que fica sem o telefone na mão. Você vai perceber que as suas manhãs serão mais relaxantes e proveitosas.

Quando estiver com amigos ou família

Não tem nada mais chato que estar conversando com alguém e essa pessoa não tirar os olhos do celular. Se você costuma ter esse tipo de atitude, pare e pense: há realmente algo no celular que você precisa olhar durante a conversa? Mesmo se estiver se referindo a algo que leu na internet pode mandar o link para a pessoa depois, não precisa ser naquele exato momento. Ao evitar a tecnologia você aproveita mais os momentos com os amigos e em família.

Durante uma viagem

Tudo bem que as pessoas com quem você convive querem saber como está a sua viagem, mas será mesmo que você precisa ficar conectado todo o tempo? Mesmo que queira tirar fotos, lembre-se que muitas delas já estão disponíveis aos montes pela internet, e que seu objetivo ali não é apenas ser fotografado, certo? Por isso, tente aproveitar mais o momento e curtir a sua viagem, seja sozinho ou com outra pessoa. Você vai perceber que as lembranças dos lugares serão ainda mais vivas.

Enquanto estuda

Tudo bem que dependendo do que você estiver estudando vale a pena dar uma olhada no celular, mas de uma forma geral ele só desconcentra. Afinal, seu objetivo era sim procurar algo relacionado ao estudo, mas aí alguém mandou uma mensagem, você respondeu, resolveu checar as redes sociais e então, quando se deu conta, se passaram 10 minutos em que você não foi nada produtivo. Intervalos são bons e muito importantes, mas saiba estipulá-los, e não simplesmente parar a qualquer hora sem muita razão para isso. Se ajudar, silencie os grupos de conversa enquanto estuda, para evitar que eles tirem o seu foco.

Em um encontro

Não importa se você tem um compromisso sério com alguém ou não: curtir o momento em que estão juntos é essencial para que o tempo com o outro seja aproveitado ao máximo. E, verdade seja dita, ninguém gosta de sair com alguém que não desgruda do celular. Afinal, isso dá a entender que a pessoa não tem assunto ou simplesmente está entediada, o que pode não ser bem o caso. Use esse momento para conhecer melhor o outro, porque, mesmo que não seja algo duradouro, esse tempo junto terá valido a pena.

Antes de dormir

Se ao acordar é ruim olhar o celular, antes de dormir não é diferente. Afinal, as notícias podem de fato gerar alguma ansiedade – que você não está precisando – e acarretar até em uma desagradável insônia. Tente fazer alguma outra atividade antes de dormir ao invés de mexer no telefone, como meditar, ler um livro ou simplesmente pensar na vida. Torne esse momento uma ótima oportunidade para você apreciar a sua própria companhia. Acredite, ela é muito mais interessante que a que uma máquina tem a te oferecer.