Nada de compulsão! Os 5 lanches ricos em fibras que matam a vontade de beliscar

A barrinha de cereais é uma opção prática para quem quer um lanche rico em fibras para tapear a fome ao longo do dia
A barrinha de cereais é uma opção prática para quem quer um lanche rico em fibras para tapear a fome ao longo do dia
Nicolle Venturi

Consultor:

Nicolle Venturi

Formada em Nutrição pela UFF, atualmente faz a segunda graduação em Gastronomia pela UFRJ

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Nosso corpo precisa de uma série de nutrientes para que tenha um melhor funcionamento - e, dentre eles, estão as fibras. Encontradas em diversos tipos de alimentos, essas substâncias são responsáveis por ajudar a regular o sistema digestivo, controlar o nível de colesterol no sangue e, ainda, aumentar a sensação de saciedade para que fique mais fácil seguir uma alimentação regrada.

E é justamente por essa última propriedade que vale a pena apostar em lanches ricos em fibras para que fique mais fácil segurar a fome e evitar beliscadas em excesso entre uma refeição e outra, que podem gerar, inclusive, a compulsão alimentar. "Você come e consegue ficar mais tempo sem se alimentar. Mas claro que a ingestão de água também é importante para ajudar nisso", alerta a nutricionista Nicolle Venturi.

Pensando em trazer algumas opções para o seu cardápio, conversamos com a profissional, que preparou uma lista com 5 opções ricas em fibras para a hora do lanche. Dá uma olhada:

1. Lanches industrializados que realmente são integrais

Para quem busca praticidade para matar a fome ao longo do dia, comprar lanches industrializados para não perder tempo na cozinha é sempre uma boa opção. Vários deles são ricos em fibras - como barrinhas de cereais, biscoitos e iogurtes -, mas, segundo a nutricionista Nicolle Venturi, é preciso ficar atento para não comprar algo que não seja nada saudável. "Tem os industrializados que realmente são integrais e tem uns que, na verdade, fingem ser integrais. Assim, a minha dica é sempre olhar os nutrientes na embalagem", alerta.

2. Frutas ricas em fibras, como maçã e banana

Nicolle Venturi também aponta que outra boa opção para consumir fibras nos lanches é apostar em frutas que sejam ricas nesse nutriente - como é o caso do abacate, da maçã, do morango e da banana. Para aproveitar os benefícios, você pode comê-las "in natura", preparar vitaminas ou até uma salada que conte com um mix de várias delas.

3. Tortas integrais

Se puder gastar um pouco mais de tempo na cozinha, que tal preparar algumas tortinhas integrais para o seu lanche? Se desejar, você pode até aproveitar e usar uma das frutas ricas em fibras como um dos ingredientes para deixar sua torta ainda mais nutritiva!

E para a hora do preparo, a nutricionista ainda dá a dica: "você pode usar qualquer tipo de farinha que seja rica em fibra". É bom lembrar que, dentre as integrais, temos a farinha de coco, a de aveia, a de amêndoas e a de linhaça.

4. Palitinho assado de berinjela ou abobrinha

Abobrinha e berinjela estão entre os alimentos que contam com uma boa quantidade de fibras em sua composição. Então, para quem quer aumentar a saciedade do organismo ao mesmo tempo em que aposta em um lanche saboroso, a profissional recomenda aproveitar um dos dois ingredientes para fazer palitinhos assados.

5. Sanduíches naturais com ingredientes como aipo, cenoura e tomate

Para quem gosta de sanduíches naturais, Nicolle indica preparar esse lanche aproveitando ingredientes ricos em fibras. "Vegetais como aipo e cenoura são sempre boas opções. Além deles, também tem o tomate", aponta.

Se gostar dessa ideia, apostar em pães integrais é a dica para que a refeição fique bem saudável, e você ainda pode adicionar frango desfiado para garantir um pouco de proteína e deixar seu sanduíche com um gostinho a mais.

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