Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tomate orgânico x Tomate tradicional: Qual a melhor opção?
Guia Culinário 13/02/2015

Tomate orgânico x Tomate tradicional: Qual a melhor opção?

Existe um eterno debate se o tomate é uma fruta ou um vegetal, mas, não há dúvidas, de que ele é um dos alimentos mais deliciosos e nutritivos dentre os grupos da pirâmide alimentar. De forma geral, os tomates são ricos em polifenóis, antioxidantes que agem contra os danos causados pelos radicais livres , combatendo o envelhecimento precoce e prevenindo as doenças degenerativas. Além disso, podem ajudar a prevenir câncer de próstata, artrite e doenças cardiovasculares, por suas ações anti-inflamatórias e anticoagulantes.

Mas o tomate também é um dos produtos mais contaminados por agrotóxicos devido a sua susceptibilidade a pragas. O cultivo tradicional desse fruto é feito com o uso de agrotóxicos – que precisa ser monitorado por especialistas treinados que controlam a quantidade de agentes químicos. Mesmo assim não é seguro, é preciso manuseá-los de forma adequada e higienizá-los bem antes de consumir. “Para minimizar um pouco a situação, lave-o com água e detergente, enxague e o coloque de molho em uma mistura de água com vinagre. Deixe-o de molho por cerca de 15 a 20 minutos, enxague e seque com cuidado”, indica a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila.

Já os tomates orgânicos são produzidos sem esses produtos químicos. De acordo com pesquisadores da Universidade de Barcelona na Espanha, os tomates orgânicos possuem níveis mais elevados de antioxidantes quando comparados aos de cultivo tradicional. Os tomates orgânicos não recebem os agrotóxicos, a própria planta ativa seus mecanismos de defesa, elevando assim os níveis de todos os antioxidantes encontrados na sua composição.

Os pesquisadores encontraram 34 diferentes substâncias benéficas nos tomates, cultivados com ou sem agrotóxicos. Por isso, o seu consumo é tão recomendado, independente da sua forma de cultivo. Afinal, esse fruto, originário da América do Sul e Central, é uma poderosa fonte de licopeno, vitaminas A, do complexo B e C, além de minerais como fósforo, potássio e cálcio.

“Quanto mais maduro o tomate, maior será a concentração desses nutrientes.” Explica a nutricionista, que também aconselhou consumir o tomate sob a forma de molho com azeite de oliva para absorver mais licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno.

Tipos de tomates

• Santa Cruz: de formato oblongo e utilizado em saladas e molhos;

• Caqui: de formato redondo e usado em saladas e lanches;

• Saladete: de formato redondo e vai bem em saladas;

• Italiano: de formato oblongo e usado em molhos e em saladas;

• Cereja: “minitomate”, com tamanho pequeno e de formato redondo ou oblongo. É usado como aperitivo ou em saladas.