Cultura da mandioca: rica em nutrientes para uma dieta saudável

Sem glutén: A mandioca substitui perfeitamente o arroz branco e o trigo na alimentação
Sem glutén: A mandioca substitui perfeitamente o arroz branco e o trigo na alimentação

Dependendo da região do Brasil, ela é conhecida como mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, maniva, maniveira e pão-de-pobre. A mandioca é rica em fibras, vitaminas, carboidratos, potássio e cálcio e isenta de glúten. Os especialistas nutricionais do país orientam o alimento na composição de pratos equilibrados e sugerem que ele deva entrar no lugar do arroz, da batata ou de outro carboidrato. A mandioca aumenta os índices de serotonina, neurotransmissor responsável por produzir no cérebro, a sensação de bem-estar.

O tubérculo é um típico prato indígena e atualmente, é considerado um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Ele pode ser servido cozido, frito, em polvilho, em farinha e em tapioca. Mas, a versão frita é a mais calórica, procure evitar.

O cálcio contribui para a manutenção dos ossos, que reduzem as chances da osteoporose e impede o acúmulo de gordura nas células e controla os impulsos nervosos. Por ser rica em fibra, contribui para o bom funcionamento e a regularização do intestino. Outro ponto positivo é poder ser usada no tratamento externo de artrites, edemas e abscessos.

Entretanto, a lista de benefícios não acaba por aí. A raiz promove o aumento da função imune, protege contra doenças cardíacas, etarda o envelhecimento, alivia casos de doenças cardiovasculares e hipertensão, combate o Alzheimer e a osteoporose.

A mandioca também é atua na redução do risco de diabetes tipo II, na frequência de casos de enxaqueca e nos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Dicas para consumir a mandioca

Com a farinha, você pode fazer pães, bolos e massas isentos de glúten

Assadas, com ervas e azeite

Cozidas e amassadas em forma de purê

Assada e gratinada

Croquete assado de mandioca

Chips de mandioca

Mandioca grelhada com palmito

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