Brunch saudável: 5 opções para a refeição entre o café da manhã e o almoço!

Tradicional da gastronomia norte-americana, o brunch também pode ser opção saudável para os dias que acordamos um pouco mais tarde. A refeição, que acontece entre o café da manhã e o almoço, ganhou versões adaptadas à
Tradicional da gastronomia norte-americana, o brunch também pode ser opção saudável para os dias que acordamos um pouco mais tarde. A refeição, que acontece entre o café da manhã e o almoço, ganhou versões adaptadas à "culinária fit"! Veja algumas boas alternativas para incrementar o seu cardápio.

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Nem café da manhã, nem almoço... É brunch! Geralmente, principalmente nos fins de semana, quando nos damos o luxo de dormir até um pouco mais tarde, essa refeição, tradicional da cultura norte-americana, também pode pintar como solução para mantermos a nossa alimentação nutritiva e saudável. Basta trocar alguns ingredientes, incrementar outros, e desfrutar os benefícios da "gastronomia fit" em nossas vidas. Veja como podemos preparar um brunch saudável, com 5 deliciosas opções de receitas!

O nome "brunch" vem da soma das palavras inglesas "breakfast" (café da manhã) e "lunch" (almoço), ou seja, é uma refeição, a primeira do dia, que reúne ingredientes dos dois cardápios, mais ou menos, entre 11h e 13h. Se pensarmos na tradição gastronômica dos EUA, as opções de alimentos são bastantes calóricas, ricas em gorduras e produtos industrializados (é composta por pães, bolos, geleias, sanduíches, ovos fritos, panquecas, quiches, tortas, doces e até carne). Mas, trazendo para os conceitos da culinária saudável, é bem possível incorporarmos ótimas opções naturais e nutritivas às receitas. Abaixo, a nutricionista Carolina Xavier montou 5 combinações de alimentos para preparar o seu brunch saudável. Confira!

Menu saudável para o seu brunch

Opção 1: Frutas frescas: Melão e melancia. Queijo minas, torradas integrais, geléia de amora sem açúcar, ovos mexidos, quiche de palmito e vitamina de morango com linhaça dourada. Uma alternativa saborosa, com poucas calorias e rica em nutrientes como vitaminas A e C, potássio e fibras alimentares.

Opção 2: Frutas frescas: kiwi e morango. Queijo cottage, pão de forma integral, patê de azeitona, suflê de legumes e suco limão com gengibre para acompanhar. As substâncias encontradas nessa combinação são fundamentais para regular a pressão arterial, favorece a digestão, combate o envelhecimento da pele, reforça a imunidade e previne as doenças cardiovasculares.

Opção 3: Frutas frescas: Mamão e banana. Queijo ricota, geléia de frutas sem açúcar, pão francês, coalhada desnatada e suco melancia com gengibre. O delicioso brunch reune minerais como cálcio, ferro e potássio, que ajudam na prevenção de anemia, melhora a saúde do coração e fortalece nossos músculos e ossos, deixando-os mais saudáveis.

Opção 4: Frutas frescas: Uva e maçã. Panqueca de queijo, gelatina com chia, iogurte desnatado, granola sem açúcar e suco de abacaxi com gengibre. Fonte de fibras, vitaminas A, B, C, E e K, essa união de nutrientes beneficia o bem-estar do nosso organismo, faz bem ao coração e previne as doenças respiratórias.

Opção 5: Frutas frescas: Pera e abacaxi. Mussarela de búfala, patê de atum, torradas integrais, empadinha de frango assada, água de coco, café e leite desnatado. Para aqueles dias que a disposição não favorece muito, essa combinação é ideal para fornecer energia para as atividades diárias. Fonte de antioxidantes, vitamina A e C, ferro e cálcio, a opção de brunch ira beneficiar o seu organismo de uma forma geral, hidratando, melhorando o sistema imune e ajudando a manter ossos e músculos saudáveis.


* Essas e outras questões alimentares, a nutricionista Carolina Xavier explica em seu blog: Transborde Saúde

Receitas:
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