Sobremesa: Veja como podemos torná-la mais saudável em nosso dia a dia

A sobremesa é uma das horas mais esperadas das refeições. Ela completa os sabores dos pratos com aquele toque adocicado e prazeroso ao paladar. Mas, até mesmo nesse momento, nós precisamos ter atenção com a nossa alimentação. Veja 6 dicas para deixar a sua sobremesa incrível e nutritiva!
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Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

Ah... A hora da sobremesa! Difícil achar uma pessoa que após o almoço ou jantar não deseja saborear aquele docinho para o "grand finale" da refeição! E, em tempos de alimentação voltada à nossa saúde, a gastronomia saudável inova, a cada dia, opções incríveis para deixar esse momento ainda mais prazeroso e especial de se degustar.

Primeiramente, para atingirmos uma sobremesa saborosa, nutritiva e saudável, é necessário colocar a criatividade em dia na cozinha. A substituição de produtos industrializados por alimentos naturais; optar pelas versões integrais, menos calóricas e gordurosas, é um desafio interessante para quem busca boas combinações alimentares. A nutricionista Luciana Novaes enfatiza a importância de estarmos abertos às possibilidades culinárias, pensando sempre em nosso bem-estar físico:

"Comer é um aprendizado e até a sobremesa pode ser algo saudável, algo que traga prazer na alimentação, sem comprometer objetivos de saúde e de estética. Algumas mudanças e a incorporação de frutas nesse momento farão uma grande diferença", ressalta a profissional, apresentando sugestões para tornar a sua sobremesa mais saudável sem, por isso, perder o sabor. Veja abaixo!

6 dicas para deixar a sua sobremesa mais saudável!

Salada de frutas: Abuse do poderes nutricionais das frutas em sua alimentação. Para uma sobremesa, uma salada de frutas é perfeita. Além de saborosa, a união desses alimentos traz benefícios incríveis para o organismo. A dica é incorporar, nessas receitas, o iogurte natural, com uma pequena colher de açúcar light. Assim, você absorverá menos gorduras e aumentará a ingestão de proteínas, vitaminas e minerais.

Gelatinas: São práticas e muito gostosas. Utilize a folha de gelatina com suco de fruta e adoçante. Além de ficar mais gostosa você ainda terá os benefícios da fruta utilizada. Quer variar? Bata junto com a gelatina 1 caixinha de creme de leite light ou 1 copinho de iogurte e faça uma mousse. Além de ser saudável, você ainda deixará a sobremesa mais nutritiva!

Picolés de fruta: São ótimas opções de sobremesa, com poucas calorias e muito refrescantes. Você pode misturar frutas como abacaxi, maracujá, acerola com água de coco, por exemplo. Os picolés caseiros têm um teor muito bom de vitaminas e minerais.

Sorvete: Troque o sorvete por uma fruta congelada e batida. Bananas e frutas vermelhas ficam uma delícia nessas composições. A consistência também fica muito parecida com um sorvete de massa, só que muito mais saudável e com poucas calorias. Coloque as frutas maduras no congelador, na hora que quiser comer bata elas em um processador e pronto. Você ainda pode variar: adicione o cacau em pó com a banana, por exemplo, para fazer um falso sorvete de chocolate.

Mousse de abacate com cacau em pó: O abacate já confere uma consistência doce e cremosa e o cacau dará aquele gostinho que os amantes de chocolate tanto sentem falta. Pode ser adoçado com mel orgânico. Essa sobremesa é ótima para ser consumida no final do dia, porque ajuda na modulação dos hormônios e confere bem-estar ao organismo na hora do descanso.

Chocolate: Quem resiste a esse doce? A dica é um tablete de chocolate 70% cacau, que são ricos em flavonoides, substâncias antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres. "Opções é o que não faltam. O que também não pode faltar são os pequenos prazeres que se pode ter na alimentação, e a sobremesa com certeza é um deles.", finaliza a profissional.

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