Carne vermelha: Picanha, Filé, maminha... Quais são os cortes mais saudáveis?

Os cortes mais magros são mais saudáveis e nutritivos para quem ama comer carne vermelha no dia a dia
Os cortes mais magros são mais saudáveis e nutritivos para quem ama comer carne vermelha no dia a dia

Todos aqueles que amam comer carne vermelha e não resistem a um bom churrasquinho no final de semana sabem, de cor e salteado, as opções mais saborosas e os pontos ideais para degustar cada corte. Mas, isso só não basta. Além das questões de gosto é fundamental cuidarmos da saúde. Por exemplo: picanha, maminha, filé mignon ou alcatra... Qual é a mais saudável? Descubra como devemos escolher o corte mais leve e nutritivo para o dia a dia, aproveitando melhor os principais benefícios dessas proteínas!

Por muito tempo o consumo de carne vermelha foi considerado "perigoso" em uma alimentação saudável, por causa, principalmente, da grande quantidade de gordura, que alguns cortes mais gordos (picanha, fraldinha, costela, contra-filé, etc) carregam. No entanto, hoje em dia, através de uma dieta equilibrada, utilizando cortes mais magros e preparando-os no ponto ideal, é possível mantê-las no cardápio do dia a dia. Segundo a nutricionista Sheila Basso, a carne animal é uma poderosa fonte de minerais, proteínas e vitaminas, importantes para o desenvolvimento do nosso organismo:

"A composição da carne depende da localização do corte. Nutricionalmente, ela é composta de proteínas (15% a 25%), gorduras (5% a 30%), vitaminas, minerais (1%), além de extratos nitrogenados e não nitrogenados, responsáveis pelo sabor característico da carne", explica a profissional destacando, abaixo, os cortes de carne mais saudáveis para consumir. Confira!

Carnes magras: 8 cortes mais saudáveis e nutritivos!

- Lagarto: Encontrado na parte traseira do boi, o lagarto é uma carne de primeira com fibras longas e magras. Possui uma textura mais espessa e cor clara.

- Filé mignon: Suculenta, saborosa e muito macia, o filé mignon também é localizado na parte traseira do boi. Possui pouca gordura e é considerada uma carne nobre.

- Coxão duro: Também conhecido como "chã de fora", o coxão duro se encontra na parte de trás do boi e é uma carne com fibras e gorduras concentradas externamente.

- Coxão mole: Também conhecido como "chã de dentro", essa carne é macia e saborosa, porém possui nervos e gorduras. É localizada na parte traseira do boi.

- Patinho: Esse corte é uma carne de primeira, é macia e muito suculenta. Possui menos gordura do que o filé mignon e também é encontrada na parte de trás do boi.

- Alcatra: Quando o assunto é churrasco, o corte de alcatra está no topo da lista! Uma das mais saborosas das carnes, a alcatra é versátil e também possui pouca gordura localizada.

- Maminha de alcatra: Retirada do corte de alcatra, a maminha é conhecida por sua textura macia e sabor leve.

- Músculo: É extremamente saboroso, porém é possível encontrar nervos e fibras no corte. É indicado para o preparo de pratos para crianças.

Quais são as formas mais saudáveis para preparar as carnes vermelhas?

- Lagarto: assado, bife, rosbife, bife rolê;

- Filé mignon: bife (medalhão), estrogonofe, escalope;

- Coxão duro: cozido, moído, caldo, ensopado, bife rolê, rosbife;

- Coxão mole: assado, refogado, à milanesa, estrogonofe, espetinho, picado, moído;

- Alcatra: bife grelhado, refogado, assado, picadinho, espeto, escalope, medalhão, estrogonofe, churrasco;

- Patinho: assado, bife, almôndegas, cubos, moído;

- Músculo: sopa, ensopado, moído, caldo, cozido.


*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

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