Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual a diferença entre fruta e fruto? Tire suas dúvidas!
Guia Culinário 13/04/2016

Qual a diferença entre fruta e fruto? Tire suas dúvidas!

A indicação dos médicos é que todo dia a gente consuma alguma variedade de fruta, ou fruto, mas o que é fruta? O que é fruto? É tudo a mesma coisa? A resposta é não! Apesar de muita gente confundir ou generalizar, eles não são a mesma coisa, mas estão diretamente ligados em suas naturezas. Designar as principais diferenças que separam cada um não é tarefa difícil. Entenda!

De uma forma bem resumida, a fruta é um fruto doce e comestível. A nutricionista Sheila Basso explica: “Nem todo fruto é uma fruta, mas toda fruta é um fruto. A fruta é a parte polposa que rodeia a semente da planta. Ela possui aroma característico, é rica em suco, normalmente tem sabor doce e pode, na maioria das vezes, ser consumida crua”, analisou a profissional. Esse ensinamento de que todo fruto doce e comestível é uma fruta é bom para a gente se orientar, mas o curioso é que, em termos botânicos, a palavra fruta nem existe. Ela é utilizada no nosso dia a dia, apenas popularmente, para diferenciarmos frutos doces de frutos salgados ou amargos.

Já o fruto se encaixa em uma categoria mais geral, ele é uma estrutura botânica que faz parte do maior grupo de plantas, as angiospermas (plantas que apresentam frutos e flores). Os frutos podem ser classificados como carnosos, que possuem estrutura suculenta, e secos, que apresentam uma aparência ressequida. Segundo a nutricionista Sheila Basso, “os frutos secos são as sementes comestíveis de todas as plantas, como as amêndoas, castanhas, nozes e avelãs”. Já o tomate é um exemplo de fruto carnoso: ele é desenvolvido a partir do ovário de uma flor, mas, por não apresentar sabor adocicado, é considerado pelas pessoas como um legume. Além do tomate, a berinjela, o pepino e o pimentão, são exemplos de frutos conhecidos por nós como legumes.

Confira alguns frutos e frutas e seus benefícios:

Frutos:

Tomate: Extremamente rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno. Essa substância é conhecida por melhorar a saúde cardiovascular, adicionando oxigênio para a corrente sanguínea e melhorando a circulação.

Berinjela: Caracterizada por seu sabor amargo, a berinjela é uma fonte de fibras, logo, auxilia na digestão e alivia a prisão de ventre.

Pepino: Muito utilizado em saladas, o pepino proporciona um efeito calmante e auxilia em dores de cabeça por causa da vitamina B e do potássio.

Pimentão: Com variações de cores em verde, amarelo e vermelho, o pimentão tem um sabor levemente picante. Ele é rico em fibras, vitaminas e minerais, auxiliando no bom funcionamento do organismo. Pobre em calorias, também é um aliado na perda de peso.

Frutas:

Banana: Rica em cálcio, a banana tem sabor doce e é conhecida por fornecer energia instantânea. Uma das frutas mais consumidas do mundo, sua variedade de sabor depende da região em que ela é cultivada.

Uva: Popular e nutritiva, a uva é uma fruta muito saudável e de baixa caloria. Ela contém fibra dietética, o que faz com que seja útil na digestão, e ainda é rica em vitamina C, aumentando a imunidade.

Melancia: Com uma combinação de cores vibrantes, a fruta é extremamente suculenta e doce. A melancia é uma das melhores fonte de água, proporcionando hidratação para o corpo.

Pêssego: Uma excelente fonte de vitaminas e minerais, o pêssego auxilia na perda de peso porque traz saciedade e impede que se coma mais do que o necessário.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).