Fonte rica de proteína e aminoácidos: Aproveite os benefícios do ovo!

Fonte da substância colina, nutriente essencial para a formação normal das células, o ovo ajuda no desenvolvimento cognitivo e da memória
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Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

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O tempo é realmente o senhor da razão. Graças ao avanço da ciência nutricional, uma das maiores injustiças alimentares caiu por terra: o ovo, principalmente orgânico, é sim um grande aliado da saúde! Durante muitos anos o ovo foi considerado um dos maiores vilões da dieta, sempre associado à doenças coronarianas e aumento das taxas de colesterol no sangue , porém, diversos estudos e pesquisas apontam que a iguaria, consumida de forma correta, é uma das principais fontes de proteínas ao organismo, sendo indispensável em nossa alimentação.

"Dados do Conselho Europeu de Informação Nutricional demonstraram que o ovo deve fazer parte de um plano, ou pirâmide, alimentar equilibrado até mesmo para aquelas pessoas com níveis sanguíneos elevados de colesterol. Ele é uma proteína de alto valor biológico, onde em apenas uma unidade podemos ter cerca de 20% das recomendações diárias de proteína. Para se ter uma ideia da equivalência nutricional do ovo, duas unidades possuem teor proteico semelhante a 100g de carne", disse a nutricionista Caroline Codonho.

De acordo com a especialista, pensando na composição nutricional, ovo é rico em colesterol, mas também uma excelente fonte de colina, substância que tem a capacidade de reduzir a absorção intestinal de colesterol, e por isso não restringe o consumo em pacientes dislipidêmicos. Além disso, a iguaria possui diversas vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos essenciais, sendo excelente fonte de vitamina A, D, E, ribloflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B12, biotina, ácido pantotênico, fósforo, ferro, zinco e selênio.

Descubra mais benefícios do ovo!

No livro "Ovo: o mito do Colesterol", escrito pelo Dr. Sérgio Puppin, o ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo, atrás apenas do leite materno. O alimento é um conjunto completo de nutrientes formado por 12 vitaminas, 20% de proteína, rico em ômega3, 14 minerais e 20 aminoácidos, é também anti-inflamatório, sem contar que contribui para o diabetes. Veja os benefícios do consumo de ovo para prevenção de doenças:

Doenças Cardiovasculares: Rica fonte de antioxidantes (flavonoides, vitamina E, zinco e selênio) que fortalecem a saúde cardíaca, assim como na prevenção de câncer e doenças neuronais. Esses antioxidantes evitam que os radicais livres (moléculas que produzem as células) se combinem com o oxigênio do organismo para oxidar os tecidos e, dessa maneira, desencadeiem essas doenças.

Visão: Os carotenoides (luteína e zeaxantina) presentes na gema do ovo, intervém na saúde visual, reduzindo o risco de cataratas e de degeneração macular da retina relacionada a idade e que podem prevenir a cegueira.

Rica fonte da substância colina, nutriente essencial para a formação normal das células, o ovo ajuda no desenvolvimento cognitivo e da memória.

De acordo com estudo da University of Eastern Finland, comer quatro ovos por semana reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2. A pesquisa encontrou uma ligação entre o consumo de ovos e a diminuição dos níveis de insulina no sangue, regulando a glicemia.

O ovo aumenta o HDL (colesterol bom) que ativa o hormônio "Adiponectina", proteína que modula vários processos metabólicos, que auxiliam na perda de peso corporal.

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