Unhas bonitas e fortes? Coma mais arroz integral

O arroz integral possui ferro, vitamina E, potássio, cálcio, fósforo, e vitamina B6, além de aumentar a saciedade
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O que os padrões de uma alimentação saudável tem a ver com nossas unhas? Muito! As unhas são grandes auxiliares que evidenciam como anda a nossa saúde. Além de apoiar e proteger os dedos contra choques mais fortes, as estruturas das unhas são muito importantes para o organismo, por guardar grande quantidade de terminações nervosas que ajudam a detectar situações de risco para as mãos, como baixa ou alta temperatura; a pressão de um objeto e seu esforço. Para mantermos as unhas sempre fortes e saudáveis, um alimento muito requisitado em dietas- o arroz integral -é um aliado rico e imprescindível, que atua também em nossas condições de humor e felicidade, elevando os índices de serotonina no corpo.

Grande parte dos nutricionistas brasileiros recomendam, ao menos, quatro colheres de arroz integral nas refeições para a saúde ser beneficiada. Além de ser fonte de fibras, selênio, vitamina E e complexo B, assim como outros grãos integrais (aveia, trigo, cevada), o cereal é rico em silício orgânico, o que aumenta a produção de elastina, colágeno e queratina, substâncias que fazem com que as unhas cresçam de forma saudável. "O arroz integral é um verdadeiro coquetel de nutrientes: possui ferro, vitamina E, potássio, cálcio, fósforo, e vitamina B6, além de ampliar a saciedade. Esse mix de nutrientes tornam as unhas mais resistentes", disse a nutricionista Angélica Valenti.

Acompanhamento – Quando tratamos do arroz integral deve ser compreendido que o alimento não opera milagres sozinho. Por isso é imprescindível que se faça uma consulta com um nutricionista para agrupar outros alimentos que potencializem os seus efeitos, inserindo, por exemplo: hortaliças, leguminosas, grãos e carnes, que proporcionam um conjunto de nutrientes que se permitam numa absorção mais eficaz e completa. Essa absorção age imediatamente no organismo, desde que sejam respeitadas as porções e os alimentos sugeridos, as consequências de uma administração adequada dos alimentos ocasionam os benefícios à saúde.

O arroz integral deve ser refogado em uma fina camada de óleo, podendo ainda acrescentar alguns legumes, como vagem, cenoura, tomate ou ainda o pimentão, pois todos estes alimentos possuem muitos nutrientes que agirão com o alimento em benefício do organismo.


Não roa unha – Outra maneira de preservar as unhas é, em hipótese alguma, roê-las. Diversas pesquisas científicas comprovaram que esse vício faz mal à saúde. E, até para essa questão, o arroz integral é benéfico, pois, por possuir muito magnésio, o cereal auxilia no controle de ansiedade e compulsão, fatores que mais colaboram para esse mau-hábito.

O perigo de roer unhas está no fato de que a cutícula, pele que nos protege contra agentes externos, pode ser removida no ato, nos deixando suscetíveis à ação de vírus e bactérias. A mania de roer unhas também é prejudicial (Onicofagia) permite a entrada de bactérias no local, causando infecções e inflamações. O hábito é ainda mais prejudicial para quem tem problemas circulatórios e imunológicos, pois a infecção pode invadir a corrente sanguínea e complicar o quadro.

Agora, para aquelas que pessoas que além de roer, também engolem as unhas, o quadro é ainda pior, resultando em graves problemas gastrointestinais, como esofagite infecciosa, gastrite, enterocolite por infecção por microrganismos, verminoses e até apendicite.

Roer unhas também prejudica a musculatura do maxilar e a articulação temporomandibular, que causam fratura nos dentes, gengivite e problemas na mordida. As doenças mais frequentes em quem tem esse vício são: infecções na garganta, inflamação da pele ao redor da unha e problemas gastrointestinais diversos.

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