
Consultor:
Liliam Teixeira Francisco
Nutricionista graduada pela Universidade Gama Filho (UGF), possui pós-graduação em Nutrição Materno Infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade (ABESO).
Seguir os mandamentos de uma alimentação saudável requer, além do comprometimento nutricional, mudanças importantes em nossos hábitos de vida. Uma das ações mais conhecidas e recomendas por nutricionistas é o de comermos de 3 em 3 horas por dia. Mas, você sabe a razão disso?
A máxima do "saco vazio não para em pé" pode ser uma boa explicação para ilustrar essa orientação nutricional. De acordo com pesquisas da área, o ideal de alimentação para uma pessoa diariamente é de 6 refeições ao dia. Por isso, tão importante quanto o que ingerir é quando comer, como explica a nutricionista Liliam Teixeira, comparando nosso corpo a um carro: "A alimentação é o combustível para o nosso corpo. Se ninguém gosta de colocar combustível adulterado no seu carro, por que colocamos alimentos fora da qualidade no nosso corpo?", argumenta a especialista.
Já a nutricionista Caroline Siqueira destaca os fatores nutricionais mais importantes para incorporarmos nesse processo: "Essa alimentação de 3 em 3 horas deve conter todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), micronutrientes (vitaminas e minerais) e fibras solúveis com valores energéticos não tão elevado, apenas o necessário pra cada tipo de pessoa", disse.
7 motivos para se alimentar da maneira correta
01 - Acelera o metabolismo e melhora o trânsito intestinal: A velocidade com que queimamos as calorias consumidas ao longo do dia é determinada pelo nosso metabolismo. Se ele for lento, poucas calorias serão queimadas, se for acelerado, muitas. "Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo - o que também leva a um gasto calórico - e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular", explica Caroline.
02 - Evita "ataques" de fome: Quando ficamos muitas horas sem comer a fome aumenta. Comer regularmente evita que tenhamos tanta fome e fica mais fácil frear o impulso. "Não é para comer uma lasanha a cada 3 horas! Opte por lanches leves como frutas, sucos e outros alimentos orgânicos", alerta Caroline.
03 - Dá mais energia: Respeitar o intervalo entre as refeições é imprescindível para a liberação do cortisol - hormônio responsável por manter a produção de energia diária. Ficar muito tempo sem comer faz com que sintamos cansaço e desânimo, graças à privação de energia a qual submetemos o nosso organismo em jejum.
04 - Fortalece os músculos: Nosso organismo precisa de um fornecimento de aminoácidos constante nos músculos. Quando não ingerimos essas substâncias, o corpo começa a consumir a massa muscular para suprir a falta - o chamado catabolistmo, ou destruição muscular. Manter a massa magra é essencial tanto para emagrecer, quanto para manter a forma e evitar lesões.
05 - Mantém a produção de insulina: O jejum aumenta a produção de insulina no organismo, o que provoca falta de açúcar no sangue. Manter o padrão alimentar evita os esse desequilíbrio no organismo.
06 - Emagrece de forma natural: Eliminando o armazenamento de gordura, nosso corpo não sente necessidade de fazer reservas de energia, pois o organismo usa apenas aquilo que precisa para funcionar, auxiliando no processo de perda de peso.
07 - Evita acidez estomacal: Sem padrão alimentar, o estômago reage desordenadamente, produzindo uma quantidade excessiva de ácido clorídrico para digerir. Esse súbito aumento causa danos na mucosa do estômago, provocando a sensação de queimação e azia, refluxo, e gastrite.