Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mudança de hábitos: 4 dicas para deixar a sua alimentação saudável
Guia Culinário 17/09/2015

Mudança de hábitos: 4 dicas para deixar a sua alimentação saudável

Hoje em dia, e cada vez mais, vivemos a ouvir falar sobre dietas alimentares, novos alimentos ou produtos que fazem verdadeiros milagres em nosso dia a dia. Contudo, o que ainda é pouco discutido é como podemos mudar a qualidade de vida através, primordialmente, da nossa própria mudança de hábitos e costumes no cotidiano. Para isso, motivação é a palavra-chave de quem busca alcançar o bem-estar!

Em processos básicos como, por exemplo, a reeducação alimentar, além de um cardápio adequado ao dia a dia, a mudança de postura em relação às maneiras de levar a vida, é essencial para o êxito de qualquer dieta. O acompanhamento e orientação de profissionais especializados também são de suma importância para o seguimento correto de uma vida saudável.

“Além do esforço e dedicação, é fundamental para o início de qualquer processo que a pessoa tenha motivação e o foco no seu objetivo. Uma reeducação nunca é fácil, envolve mudanças de comportamento alimentar e de estilo de vida, porém, de forma lenta e gradual, é possível. Não é necessário ter pressa!”, destaca a nutricionista Sara Bortoluz.

A mudança começa por você!

Contudo, mesmo com todo o acompanhamento nutricional e orientação profissionais adequadas, de nada adiantará seguir os mandamentos de uma alimentação saudável, se não partir de uma vontade própria. “O nutricionista vai auxiliar o paciente a fazer escolhas alimentares saudáveis e tornar isto um hábito que se encaixe na sua rotina e não algo que tenha início e fim, ou que é esquecido no final de semana. A chave para a adoção de novos hábitos alimentares saudáveis acontece quando o indivíduo passa a ter a autonomia e ser responsável pelo seu autocuidado. Dessa forma, consequentemente, vem a perda de peso, melhora da saúde e sintomas decorrentes da má alimentação, redução dos perfis lipídicos, glicêmico, pressóricos e aumento da disposição”, enfatiza a especialista.

Dicas para uma vida mais saudável

– Nutrição funcional: A nossa alimentação deve seguir as premissas daquilo do que mais precisamos no dia a dia. Comer de três em três horas, comidas naturais, de preferência produtos orgânicos, manter um cardápio prático, colorido e variado farão com que seu organismo aproveite melhor os nutrientes de cada alimento, respeitando o seu corpo.

– Atividades físicas: Sempre de forma gradual, praticar algum esporte deve ser prioridade na vida de qualquer pessoa. Procure atividades que causam mais prazer, como uma dança, por exemplo, ou as realizadas ao ar livre, pois o cenário natural auxilia muito no desenvolvimento da prática e no equilíbrio do corpo com a mente.

– Momentos de lazer: Viajar, conhecer pessoas, sair, respirar… Em vez de passar seu tempo livre em casa deitado no sofá olhando o celular ou o computador, procure usar esse momento para aproveitar mais a vida. Nessas horas uma “escapadinha da dieta” é até aceitável, desde que haja consciência!

– Descansar: Dormir bem, nem que seja em um mero cochilo da tarde, também faz toda a diferença para encaramos a vida com mais ânimo, disposição e motivação! Além de uma boa noite de sono, cerca de 6 h a 8 h, as maneiras de deitar também são importantes para a boa qualidade do relaxamento.