Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 21/07/2020

Para que serve a bromelina? Conheça essa enzima boa para a digestão

Presente em todas as partes do abacaxi (polpa, casca e caule), a bromelina é um tipo de enzima que auxilia na digestão e também é usada para fins medicinais. Ela é muito útil, por exemplo, para diminuir inchaços e tratar focos de inflamação. Quer saber melhor para que serve a bromelina? Nós preparamos uma matéria falando sobre essa substância e seus benefícios. Confira!

Bromelina auxilia na digestão

A principal função da bromelina (ou bromelaína) é auxiliar na digestão, já que atua na quebra de proteínas e outros nutrientes. Em conjunto com a papaína (enzima presente no mamão), ela consegue acelerar bastante o processo digestivo, sendo indicada para quem quer acelerar o metabolismo. Por isso, o consumo de abacaxi e mamão pode ser altamente benéfico. Um ponto interessante é que essas duas enzimas são muito usadas pela indústria de alimentos para amaciar diferentes tipos de carnes.

Enzima tem ação anti-inflamatória e ajuda a amenizar dores

Além de auxiliar no processo de digestão, a bromelina tem ação anti-inflamatória e, por isso, é ótima para tratar problemas como sinusite ou faringite. Ao de diminuir o inchaço causado pela inflamação, a enzima também ameniza a dor e é muito útil para a recuperação de pacientes em processos pós-operatórios.

Ajuda a melhorar contusões e distensões nos músculos ou articulações

Por ter ação anti-inflamatória, a bromelina também ajuda muito no tratamento de contusões e distensões musculares ou nos tendões (que são comuns em quem pratica muito exercício físico). A atuação da enzima ajuda a diminuir o inchaço causado pela lesão e ameniza a sensação de dor. Por isso, uma boa dica para quem tem o hábito de se exercitar é preparar vitaminas, smoothies e outras receitas com abacaxi no dia a dia.

Bromelina tem ação mucolítica, ajudando a soltar o muco e o catarro

Outro ponto interessante da bromelina é que, quando consumida de forma frequente, apresenta ação mucolítica – isto é, ajuda a soltar o muco e o catarro em inflamações de garganta e outros problemas. Por isso, uma boa dica é apostar em receitas com abacaxi (que também é fonte de vitamina C e antioxidantes) para aumentar a imunidade e, ao mesmo tempo, recuperar o foco da inflamação.