Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para que serve a beldroega, planta comestível que nasce em solo brasileiro
Guia Culinário 06/04/2020

Para que serve a beldroega, planta comestível que nasce em solo brasileiro

Conhecer o universo das plantas medicinais a fundo é uma missão complicada, não é mesmo? Afinal, existem inúmeros tipos e espécies (com propriedades distintas) que podemos consumir no dia a dia. A beldroega (ou caaponga – nomenclatura tupi), por exemplo, é uma planta rasteira e comestível, muito encontrada em solos de todo o Brasil. Quer aprender mais sobre ela? Nós fizemos uma lista com os principais benefícios da beldroega e seus usos na cozinha. Confira!

Beldroega tem alto teor de ômega 3

Por ter alto teor de ômega 3 (gordura “do bem”) em sua composição, a beldroega é muito indicada para controlar os níveis de colesterol e garantir o bom funcionamento do sistema circulatório. Além disso, esse ácido graxo cumpre função importante no cérebro, pois ajuda na transmissão de impulsos nervosos e garante um bom funcionamento cognitivo. Interessante, né?

É fonte das vitaminas A, B, C e antioxidantes

Pertencente ao grupo dos micronutrientes, as vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e devem fazer parte da alimentação de todos. A boa notícia é que a beldroega fornece vitaminas A, C e do complexo B, que fortalecem a imunidade (prevenindo gripes e resfriados), o sistema nervoso e cardiovascular. As vitaminas A e C, em especial, atuam como antioxidantes – ou seja, combatem a ação dos radicais livres, protegendo a estrutura das células.

Planta é rica em cálcio, ferro, potássio e magnésio

Assim como as vitaminas, os minerais também são indispensáveis em qualquer dieta. A beldroega fornece cálcio – importante para a formação e fortalecimento dos ossos e dentes; ferro – responsável pelo transporte de oxigênio entre as células; potássio – indispensável para a saúde dos músculos, ossos e do sistema cardiovascular; magnésio – importante para o transporte de energia e funcionamento dos hormônios. A nossa dica é consumir a beldroega por meio de chás, sucos e smoothies para manter o organismo devidamente abastecido de minerais.

Tem propriedades diuréticas, analgésicas e anti-inflamatórias

Assim como todas as plantas medicinais, a beldroega possui propriedades terapêuticas que podem ser úteis em diversos momentos. Ela atua, por exemplo, como diurético natural, eliminando as toxinas dos rins e garantindo a limpeza do organismo. Por isso, inclusive, essa planta é muito indicada para compor receitas detox.

Além disso, a beldroega tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, sendo muito indicada para amenizar dores e até tratar picadas de inseto – neste caso, costuma-se preparar um cataplasma com a planta para tratar a ferida.

Como usar a beldroega na cozinha?

Para consumir a beldroega no dia a dia, a nossa sugestão é apostar no preparo de chás. Basta fazer uma infusão com as plantas e prontinho! Além disso, a beldroega pode ser usada em sucos, vitaminas, sopas, saladas, risotos, omeletes e massas para dar mais sabor e acrescentar em termos nutricionais.