Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pão integral ou pão multigrãos: qual é o mais indicado para sua dieta?
Guia Culinário 22/08/2017

Pão integral ou pão multigrãos: qual é o mais indicado para sua dieta?

Para tornar um café da manhã completo e os lanches mais saudáveis e saborosos no dia a dia, os pães integrais e multigrãos são sempre os mais indicados para manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes. Mas, você sabe qual são as principais diferenças entre eles? Entenda as características de cada um e descubra qual é o melhor tipo de pão para você consumir na dieta.

Segundo a nutricionista Carolina Xavier, entre os pães integrais e multigrãos, existem algumas peculiaridades que os tornam alimentos diferentes, embora ambos sejam saudáveis e ótimos para uma dieta equilibrada:

“O pão integral possui um tipo específico de fibra e menos calorias. Já o multigrãos possui vários tipos de fibras que contribuem para saúde e diminuem o índice glicêmico do pão, ou seja, reduzem a velocidade com que o carboidrato vira açúcar no sangue”, explica a profissional destacando que o pão multigrãos é mais indicado para um plano alimentar equilibrado:

“O multigrãos possui mais fibras, favorecendo a saciedade e o processo de emagrecimento. Além de conter nutrientes para manutenção da saúde”, completa a nutricionista.

Pão multigrãos: Um misto de cereais que turbinam sua alimentação

Essa versão integral se torna mais benéfica pela quantidade de grãos e cereais que podem ser encontrados em sua composição. Tais como: chia, linhaça (marrom e dourada), gergelim, aveia, semente de girassol, quinoa, entre tantos outros. Esses ingredientes aumentam a quantidade de fibras do alimento, proporcionando saciedade e prevenindo as doenças cardiovasculares.

O pão multigrãos também é rico em vitaminas do complexo B, proteínas, ômega 3 e minerais como ferro, potássio e magnésio que ajudam a equilibrar o organismo, melhoram a saúde do cérebro, previne a anemia, garantindo assim uma melhor qualidade de vida. Porém, é importante estar atento aos rótulos e garantir que todos os grãos e cereais presentes sejam integrais, uma vez que pode conter outros grãos processados ou refinados que alteram a qualidade nutricional do alimento.

Pão integral garante saciedade e preserva os nutrientes do trigo

Não é porque o multigrãos é mais indicado que o pão integral também não seja saudável e possa trazer benefícios para a saúde. Feito com farinha de trigo integral, o alimento não passa pelo processo de refinamento, conferindo assim os nutrientes presente na farinha. É possível encontrar uma boa quantidade de cálcio, fósforo, potássio e magnésio no pão integral, além das fibras alimentares que garantem saciedade no consumo.

As substâncias contidas na versão integral também ajudam a gerar energia para o corpo, previnem as doenças cardiovasculares, favorecem o funcionamento do intestino, auxiliam na perda de peso e atuam no controle da ansiedade.

Cuidados com o consumo – Tanto o pão multigrãos quanto o integral são ricos em fibras, por isso, Carolina Xavier alerta: “Se após o consumo sentir desconforto abdominal, gases, intestino irritável e outros problemas intestinais, o ideal é suspender o uso e consultar o médico e nutricionista”, finaliza a profissional.