6 alimentos que vão te ajudar a combater a ansiedade

Alimente-se melhor e combata a ansiedade na rotina
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Mariana Duro Margatho

Consultor:

Mariana Duro Margatho

Formada pelo Centro Universitário São Camilo, possui pós-graduação em Nutrição Funcional, Esportiva, Fitoterapia e Modulação do Processo de Envelhecimento

Com todo o estresse e a preocupação que o dia a dia traz para nós, é normal sentirmos ansiedade, preocupação, desgaste mental e físico. A rotina contemporânea, quase sempre, muito agitada e caótica consome o tempo livre, deixando pouco momentos para relaxar . Já que não dá para tirar férias agora, que tal diminuir e combater os sintomas da ansiedade? A alimentação pode ser a chave para o problema.

Parece estranho, afinal, um dos sintomas da ansiedade pode ser a compulsão por comida, principalmente aquelas mais calóricas, mas felizmente alguns nutrientes poderosos podem ajudar muito nessa luta, equilibrando o corpo para superar os desafios da vida moderna. Segundo a nutricionista Mariana Duro, que é Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, os carboidratos são uma categoria de alimentos que pode ajudar, e muito. Ela ressalta que uma alimentação que restringe os carboidratos acaba gerando um estresse maior no organismo, já que há uma restrição na fonte de energia. Isso ajuda com que a pessoa fique mais ansiosa e produza menos serotonina - neurotransmissor que gera prazer e bem estar no organismo.

"Quando há a restrição de carboidratos, o nosso organismo precisa produzir energia, promovendo uma liberação maior de cortisol (hormônio do estresse), o qual é antagônico com a produção de serotonina."

A nutricionista complementa que o triptofano é outro nutriente que pode ajudar no combate da ansiedade. Ele é um percursor da serotonina, fornecendo assim uma sensação de prazer e bem estar. Há uma lista enorme de alimentos que são fontes de tripofano, como a banana, a aveia e as amêndoas. "Costumo indicar para os meus pacientes ansiosos o consumo de 1 banana amassada com aveia e cacau em pó diariamente, acompanhada com 1 punhado de amêndoas sem sal", diz a especialista em nutrição funcional.

Mariana conta ainda que a ingestão de magnésio pode ajudar, sal mineral que compõe diversos alimentos como feijão e diversos legumes e folhas da cor verde escura. Além disso, a prática de exercícios não pode faltar. "A atividade física ajuda na liberação de hormônios e neurotransmissores que diminuem a ansiedade e estresse do nosso organismo", afirma.

Confira na galeria os alimentos que vão te deixar menos ansioso!

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