Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os alimentos que pioram os fogachos e que devem ser evitados na menopausa
Guia Culinário 15/06/2020

Os alimentos que pioram os fogachos e que devem ser evitados na menopausa

A menopausa já é, por si só, um período desagradável que provoca uma série de mudanças físicas e hormonais no corpo das mulheres. Mas o que nem todo mundo sabe é que, assim como na fase de menstruação, alguns alimentos são capazes de piorar esses sintomas – agravando sinais característicos da menopausa como os fogachos (as famosas ondas de calor). Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Carine Rodrigues, que explicou quais são esses alimentos e porquê isso acontece. Confira!

O que caracteriza a menopausa e quais alimentos devem ser evitados durante esse período?

Caracterizada como a fase posterior à última menstruação da mulher, a menopausa começa a demonstrar os primeiros sintomas quando o organismo feminino diminui a produção de estrogênio, hormônio relacionado ao desenvolvimento das principais características femininas.

De acordo com a nutricionista, “a menopausa causa diversas alterações no metabolismo hormonal, como a diminuição da produção do estrogênio, e desenvolve diversos sintomas como: ondas de calor, insônia, irritabilidade, parestesias, palpitações, vertigens, fadiga, cefaleia, artralgia e mialgia. O déficit estrogênico também está associado à maior incidência de doença coronariana e aumento no risco de osteoporose“.

Assim, Carine complementa explicando quais alimentos devem ser evitados para não agravar esses sintomas. “Nessa fase, as mulheres devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em cafeína como, por exemplo, café, mate, chá preto, chocolates e refrigerantes. Também é importante reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares“, afirma a especialista.

Alimentos integrais, oleaginosas e hortaliças podem ajudar a diminuir os efeitos da menopausa

Apesar desses alimentos contribuírem para os efeitos da menopausa, a nutricionista explica que certos hábitos alimentares saudáveis podem agir no organismo de maneira positiva, ajudando a diminuir os sintomas da fase (principalmente os fogachos).

Para passar o período da menopausa de forma mais natural e tranquila, a recomendação é “aumentar o consumo de hortaliças, grãos integrais, sementes (como a linhaça) e oleaginosas (como nozes, castanhas e amêndoas), pois são ricas em ômega 3 e vitamina E, nutrientes que regulam a produção de estrogênio e aliviam os sintomas causados pela menopausa”, afirma Carine.

Além destes, também podem fazer parte da dieta os alimentos que ajudam a controlar os sintomas precoces da menopausa, como amora, inhame, maçã e grão-de-bico.