Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
OMAD: dieta de uma refeição por dia é mesmo indicada? Nutricionista explica
Guia Culinário 25/05/2021

OMAD: dieta de uma refeição por dia é mesmo indicada? Nutricionista explica

Recorrer a uma dieta extrema para emagrecer de forma acelerada não costuma ser uma opção muito saudável. Afinal, quando se trata de melhorar o condicionamento físico, é muito importante fazer uma reeducação alimentar a longo prazo – e não tomar atitudes restritivas por um curto período de tempo. A dieta OMAD (“One Meal a Day”, ou “Uma Refeição por Dia”, em português), em especial, propõe um tipo de jejum intermitente que pode ser prejudicial ao organismo. Para saber mais sobre essa linha de alimentação, nós conversamos com a nutricionista Adriana Ávila, que esclareceu vários pontos importantes sobre o assunto.

Afinal, o que é dieta OMAD?

De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, a dieta OMAD pode parecer atrativa por conta de sua proposta mais radical, sugerindo a possibilidade de um emagrecimento mais fácil. “A dieta OMAD é uma forma extrema do jejum intermitente, que envolve comer os alimentos do dia todo somente em 1 hora e, nas demais 23 horas, somente líquidos isentos de calorias. A promessa dessa dieta é a facilitação da queima de gordura no organismo, que levaria à redução de peso. No entanto, faltam estudos científicos que comprovem essa afirmativa”, explica a profissional.

Dieta OMAD realmente pode ser indicada?

Embora proponha resultados mais rápidos, a dieta OMAD nem sempre é eficiente e, na maioria das vezes, tende a causar mais danos do que benefícios à saúde. “É uma prática alimentar contraindicada no meu ponto de vista, uma vez que a pessoa precisa ingerir uma grande quantidade de alimentos nessa 1 hora. Há uma sobrecarga do estômago em digerir muito alimento de uma só vez, além de comprometer a subsequente absorção dos nutrientes. A proposta é ingerir de 25% a 35% de proteína, 40% a 50% de gordura, porcentagens além da recomendação para uma alimentação equilibrada, e de 10% a 20% de carboidrato, o que é muito abaixo da recomendação para uma dieta balanceada para esse nutriente”, destaca Adriana.

Vale destacar, ainda, que jejuns intermitentes, feitos de forma excessiva, podem causar sintomas preocupantes no organismo. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados com a alimentação. “Pode ocorrer uma sensação de fome extrema, tremores, fraqueza, fadiga, irritabilidade e dificuldade de raciocínio. A dieta OMAD não pode ser feita por gestantes, lactantes, diabéticos, idosos, crianças, pessoas com transtorno alimentar (anorexia, bulimia), indivíduos com câncer, insuficiência renal ou hepática”, complementa a especialista.

Como emagrecer de forma saudável?

Caso o objetivo seja queimar calorias de forma saudável, o mais indicado é fazer uma reeducação alimentar e seguir as recomendações de um nutricionista. De acordo com Adriana Ávila, existe uma série de medidas (mudanças de estilo de vida) que podem ser tomadas para que o processo seja o mais saudável e duradouro possível.

“Comer de forma natural, com frutas, verduras, legumes, carnes magras, leite e derivados com menos gordura, feijões, cereais integrais, óleos vegetais, entre outros alimentos saudáveis. As quantidades de açúcar, de doces, em geral, refrigerantes, frituras, alimentos gordurosos e bebida alcoólica deverão ser consumidos em quantidades menores”, recomenda.

“Não adianta ficar sem comer, ter privações alimentares rígidas, pois é algo que não se sustenta por muito tempo, não reeduca o hábito alimentar e a pessoa não consegue emagrecer de uma forma saudável. Além disso, quem deseja emagrecer precisa fazer atividade física para aumentar a queima de gordura, preservar a massa muscular e ainda é uma forma de gerenciar o estresse”, complementa Adriana.

Por fim, a nutricionista destaca que cuidar da saúde emocional também é importante para garantir um processo de emagrecimento saudável. “O aspecto psicológico é muito importante receber atenção, porque se a vida não ficar mais leve, será difícil reduzir o peso na balança. Questões como ansiedade e compensação alimentar precisam ser vistas. A meditação, a prática de respiração e yoga, além do exercício físico, ajudam no equilíbrio emocional, o que contribui para o processo de emagrecimento”, finaliza a profissional.