Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 02/10/2020

O que é zimbro? Conheça esse alimento usado para tratar problemas digestivos

Conhecido por suas sementes aromáticas, o zimbro, na verdade, é um pseudofruto azulado cheio de propriedades medicinais! Ele também possui outros nomes populares como fruto de genebra, genebreiro, junipero e zimbrão, e se tornou ainda mais conhecido nos últimos anos devido a gim-tônica, bebida alcoólica feita com as sementes do alimento. Mas, apesar de ser usado na culinária como um aromatizador, o zimbro possui outros diversos benefícios que podem ajudar a tratar desde problemas digestivos a complicações mais sérias de saúde. Para saber mais sobre esse alimento, confira a matéria!

O que é zimbro e para que serve este alimento?

Proveniente da árvore Juniperus communis, o zimbro é um pseudofruto redondo e azulado (conhecido também como baga de zimbro) que costuma ser frequentemente confundido com os mirtilos – aquela frutinha cítrica e arroxeada que em alguns lugares é chamada de blueberry. Ele é composto por pequenas sementes pretas e aromáticas que são usadas no preparo de bebidas alcoólicas com destilados, mas suas folhas, e a própria baga de zimbro, também podem ser usadas no preparo de chás e óleos essenciais, principalmente para fins medicinais.

Alimento ajuda a tratar problemas digestivos, inflamações musculares e alergias

Um dos principais benefícios do zimbro são as suas propriedades digestivas. Para quem não sabe, o alimento funciona como uma espécie de “remédio caseiro” para a digestão e, se consumido sob a forma de chá, pode ajudar a diminuir a acidez do estômago, prevenindo problemas como gastrite, úlcera, azia e refluxos.

O zimbro também possui propriedades que podem ajudar a tratar acnes e vários problemas de pele, como alergias. Ele possui ação antimicrobiana, antisséptica, anti-inflamatória e diurética, atua na eliminação de toxinas (por ser um alimento detox) e pode, inclusive, melhorar a respiração, ajudando a evitar o acúmulo de catarro nas vias respiratórias e diminuindo a recorrência de problemas como asma e bronquite.

Apesar dos benefícios do zimbro, o alimento deve ser consumido com parcimônia

Para aproveitar as propriedades do zimbro da maneira certa, consumi-lo com parcimônia é a melhor saída. Caso contrário, o consumo em excesso do alimento pode causar o desenvolvimento de cálculos renais (principalmente quando estamos falando do chá de zimbro). Ele também deve ser evitado por gestantes e por pessoas que estiverem com algum quadro de inflamações nos rins.