Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gravidez com saúde: 5 alimentos que gestantes devem evitar
Guia Culinário 26/02/2019

Gravidez com saúde: 5 alimentos que gestantes devem evitar

A gravidez é um período que exige maiores cuidados com a saúde e a alimentação. Afinal, existe um bebê em formação que precisa de todos os nutrientes necessários para o seu crescimento. Mas além de criar uma dieta completa, com todos os alimentos importantes, também há aqueles que precisam ser cortados. Para saber quais são esses alimentos que as grávidas devem evitar, a gente conversou com a nutricionista Luciana Novaes, que é especializada na alimentação de gestantes. Dá uma conferida!

1. Alimentos crus podem estar contaminados

Para evitar qualquer tipo de contaminação, como a intoxicação alimentar, é importante que as gestantes tentem abrir mão dos alimentos crus – desde carnes até legumes e verduras, principalmente aqueles preparados em restaurantes e lanchonetes. “Não é adequado, nos 3 primeiros meses, a ingestão de carnes cruas, como peixes ou vegetais em locais públicos, onde não se pode ter a certeza da correta limpeza e procedência dos alimentos”, explica a nutricionista Luciana Novaes.

2. Chás podem estimular contrações, provocando partos prematuros

Muita gente não sabe, mas os chás também não são muito indicados para o período da gravidez. Isso porque eles têm propriedades que podem afetar o útero e influenciar negativamente durante a gravidez. “Boa parte dos chás possuem substâncias que estimulam as contrações ou podem levar a hemorragias, podendo provocar abortos ou partos prematuros. Inclusive chás de erva-doce, erva-cidreira e camomila, cujo uso é tão tão comum”, conta a profissional.

3. Frituras e alimentos gordurosos devem ser evitados

Além de evitar alimentos crus, devido ao risco de contaminação, também é importante que as gestantes tentem cortar frituras e gorduras da dieta – batata frita, carne à milanesa, pastéis, salgadinhos e por aí vai. O ideal é sempre cozinhar os alimentos com pouco óleo ou azeite e também optar pelas receitas preparadas no forno. “Frituras e alimentos gordurosos também não são adequados porque podem contribuir para um ganho de peso exagerado, tanto para a mãe quanto para o bebê, e também ocasionar piora nos quadros de refluxo e azia, já que esses alimentos aumentam o relaxamento da musculatura gástrica”, explica a nutricionista.

4. Sódio em excesso pode desregular a pressão arterial

Outra dica importante é tentar evitar ao máximo alimentos muito salgados. Aliás, essa é uma dica que vale para a vida toda, pois o sódio em excesso pode trazer diversos malefícios: desregula a pressão arterial, ocasiona a retenção de líquidos e também pode retirar o cálcio dos ossos. “O excesso de sódio pode favorecer descontrole da pressão arterial, aumento de edema, piorar inchaço nas pernas e ocasionar hipertensão gestacional” destaca a especialista.

5. Doces e receitas com muito açúcar devem ser reduzidos

O açúcar também pode ser um grande vilão do organismo, ainda mais quando consumido em excesso. Por isso, durante o período da gravidez – em que os hormônios estão mais desregulados -, é importante evitar exageros nos doces. “Doces e preparações ricas em açúcar em excesso também favorecerão o ganho de peso. O ganho exagerado nesse período contribui muito para o surgimento da diabetes. Além disso, o consumo de carboidrato refinado, como farinha branca e açúcar branco, pode aumentar os gases, levando a um desconforto abdominal”, completa a profissional.