Caju e maçã não são frutas? Saiba tudo sobre os pseudofrutos!

Ser ou não ser? Eis a questão. Você sabia que muitos alimentos que tradicionalmente tratamos como frutas não são realmente frutas? Caju, maçã, pera, abacaxi, etc, são, na verdade, pseudofrutos! Entenda mais sobre essa classificação!
Ser ou não ser? Eis a questão. Você sabia que muitos alimentos que tradicionalmente tratamos como frutas não são realmente frutas? Caju, maçã, pera, abacaxi, etc, são, na verdade, pseudofrutos! Entenda mais sobre essa classificação!
Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

"Pseudo": De teor falso; enganador ou errôneo (...). Assim nos explica o dicionário. Contudo, quando falamos em alimentos, não podemos ser tão radicais assim. Apesar de haver diversos frutos que nos confundem quanto a sua classificação/ grupo alimentar, os pseudofrutos são ingredientes muito importantes, ricos em nutrientes e que devem fazer parte de nossa alimentação. Conheça um pouco mais sobre eles!

De maneira geral, muitos vegetais que chamamos e conhecemos como frutas são, na verdade, pseudofrutos. Em uma explicação biológica, frutos originam-se do ovário de uma flor, mas algumas espécies de vegetais não se desenvolvem a partir dessa estrutura. Esses frutos originados de outras partes das plantas que não o ovário da flor, são chamados de pseudofrutos. A nutricionista Paola Lisbôa explica:

"Alguns pseudofrutos muito consumidos que nem imaginamos serem denominados assim são eles: o caju, a pera, maçã, abacaxi, framboesa, figo e amora. São ricos em suco e geralmente a parte mais suculenta que comemos e possuem grande quantidade de nutriente na forma de reserva", analisa a profissional, enumerando os benefícios desses alimentos. Confira!

Os pseudofrutos mais conhecidos e consumidos em nossa alimentação

Caju: É uma fruta riquíssima em fibras e vitamina C. "Uma ótima opção para anêmicos consumirem após o almoço para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos", destacou a profissional

Figos: Ricos em antioxidantes. Eles contêm fenóis e flavonóides como catequina, rutina, ácido clorogénico, que podem restringir o metabolismo das células cancerígenas.

Maçã: Rica em quercetina que é um flavonóide rico em antioxidantes que tem ação anti-inflamatória no organismo.

Pera: Tem grande função no sistema imunológico, previne a osteoporose, aumenta o nível de energia, benéfica para alérgicos e ajuda na prevenção do câncer.

Amora: Rica em antioxidantes, ainda é eficaz em melhorar a saúde dos olhos, a imunidade, auxilia a memória e promove a saúde do cabelo

Framboesa: Potentes antioxidantes naturais que ajudam a combater os radicais livres e extremamente rica em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.

Abacaxi: Ajuda na digestão, previne gripes e resfriados além de ajudar a diminuir a viscosidade do sangue o que ajuda na circulação podendo ajudar a evitar ataques cardíacos para quem possui doenças relacionadas ao coração.

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