Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Caju e maçã não são frutas? Saiba tudo sobre os pseudofrutos!
Guia Culinário 11/04/2016

Caju e maçã não são frutas? Saiba tudo sobre os pseudofrutos!

“Pseudo”: De teor falso; enganador ou errôneo (…). Assim nos explica o dicionário. Contudo, quando falamos em alimentos, não podemos ser tão radicais assim. Apesar de haver diversos frutos que nos confundem quanto a sua classificação/ grupo alimentar, os pseudofrutos são ingredientes muito importantes, ricos em nutrientes e que devem fazer parte de nossa alimentação. Conheça um pouco mais sobre eles!

De maneira geral, muitos vegetais que chamamos e conhecemos como frutas são, na verdade, pseudofrutos. Em uma explicação biológica, frutos originam-se do ovário de uma flor, mas algumas espécies de vegetais não se desenvolvem a partir dessa estrutura. Esses frutos originados de outras partes das plantas que não o ovário da flor, são chamados de pseudofrutos. A nutricionista Paola Lisbôa explica:

“Alguns pseudofrutos muito consumidos que nem imaginamos serem denominados assim são eles: o caju, a pera, maçã, abacaxi, framboesa, figo e amora. São ricos em suco e geralmente a parte mais suculenta que comemos e possuem grande quantidade de nutriente na forma de reserva”, analisa a profissional, enumerando os benefícios desses alimentos. Confira!

Os pseudofrutos mais conhecidos e consumidos em nossa alimentação

Caju: É uma fruta riquíssima em fibras e vitamina C. “Uma ótima opção para anêmicos consumirem após o almoço para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos”, destacou a profissional

Figos: Ricos em antioxidantes. Eles contêm fenóis e flavonóides como catequina, rutina, ácido clorogénico, que podem restringir o metabolismo das células cancerígenas.

Maçã: Rica em quercetina que é um flavonóide rico em antioxidantes que tem ação anti-inflamatória no organismo.

Pera: Tem grande função no sistema imunológico, previne a osteoporose, aumenta o nível de energia, benéfica para alérgicos e ajuda na prevenção do câncer.

Amora: Rica em antioxidantes, ainda é eficaz em melhorar a saúde dos olhos, a imunidade, auxilia a memória e promove a saúde do cabelo

Framboesa: Potentes antioxidantes naturais que ajudam a combater os radicais livres e extremamente rica em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.

Abacaxi: Ajuda na digestão, previne gripes e resfriados além de ajudar a diminuir a viscosidade do sangue o que ajuda na circulação podendo ajudar a evitar ataques cardíacos para quem possui doenças relacionadas ao coração.