Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 05/08/2021

O que é romanesco e quais são os benefícios desse vegetal

Você sabe o que é romanesco, seus benefícios e possíveis usos na cozinha? Pertencente à família das hortaliças brássicas – junto com a couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, brócolis, rúcula e repolho -, esse vegetal se destaca por ser rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Ou seja, pode trazer uma série de benefícios para o organismo!

Originário da Itália, ele é bastante utilizado na culinária europeia, geralmente servido cru ou refogado em diferentes saladas, omeletes, risotos e molhos. Também chamado de brócolis romanesco, ele se destaca por ter um formato fractal (pouco convencional, com um padrão repetitivo) formado por mini flores que formam um todo bem bonito. Ele tem uma cor verde-clara, um sabor suave e é bem crocante. Quer saber mais sobre esse vegetal? É só continuar lendo!

Quais os benefícios do romanesco?

Por ser um vegetal da família da couve-flor e do brócolis, o romanesco se destaca por fornecer uma variedade grande de vitaminas e minerais, auxiliando no fortalecimento dos sistemas imunológico, cardiovascular e nervoso. Confira as principais vantagens do alimento:

É fonte de vitamina C e agentes antioxidantes

O grande diferencial do romanesco é que ele fornece uma grande quantidade de vitamina C – nutriente que combate a ação dos radicais livres (faz bem para a saúde da pele) e ajuda a turbinar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados. O vegetal também fornece pigmentos antioxidantes, como a clorofila, que têm ação anti-inflamatória e fortalecem o sistema de defesa do corpo.

Tem um alto teor de fibras alimentares

Assim como outros vegetais folhosos, o romanesco é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que garantem mais saciedade, contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo (evitam diarreias e outros problemas intestinais), fortalecem os ossos, músculos e garante um bom funcionamento do organismo como um todo.

É rico em ácido fólico (vitamina B9)

O romanesco é uma importante fonte de ácido fólico (vitamina B9), que é fundamental para a saúde do cérebro, pois auxilia no bom funcionamento do sistema cognitivo como um todo. Essa vitamina é indispensável para grávidas, pois é fundamental para a formação dos bebês, e também cumpre função antioxidante no organismo.

Fornece ferro, potássio e cálcio

Para tratar anemia e prevenir problemas cardiovasculares, o romanesco também funciona como um grande aliado. Isso porque a hortaliça é fonte de ferro (mineral responsável pelo transporte de oxigênio entre as células). O romanesco também fornece potássio e cálcio que são importantes para a formação e fortalecimento dos ossos e músculos.