Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 13/04/2021

O que é mexilhão? Conheça os benefícios do seu consumo

Frutos do mar são ótima fonte de vitaminas, minerais e proteínas de baixo teor calórico, figurando entre as opções mais saudáveis de qualquer cardápio. Peixes e camarões costumam roubar a cena, mas isto deixa de lado alguns alimentos igualmente saborosos e nutritivos. O mexilhão é, possivelmente, um dos mais esquecidos, embora garanta diversos benefícios à saúde. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre as propriedades desse marisco?

O que são mexilhões?

Antes de entrar no mérito dos benefícios do mexilhão, é preciso entender exatamente o que ele é. Esse fruto do mar é um molusco bivalve, ou seja, protegido por uma concha dupla. Do lado de dentro, sua carne é pequena, mas macia. Além do sabor e das vantagens nutricionais, esse marisco também se destaca pelo baixo custo de produção, pois não tem restrições de clima ou salinidade e pode ser cultivado em grandes quantidades.

Mexilhões têm propriedades anti-inflamatórias

O mexilhão, em especial o de lábios verdes, muito comum na Nova Zelândia, é um ótimo anti-inflamatório. O consumo regular desse marisco é recomendado para evitar e aliviar inflamações, sendo útil para quem sofre de artrite reumatoide ou osteoporose. Esta mesma característica pode ajudar também a reduzir ocorrências de asma.

São ricos em proteínas

Quando o assunto é proteína, o mexilhão vence até mesmo os moluscos mais famosos, como a lula e o polvo. Em uma porção de 100 g, obtém-se em média 24 g de proteína, nutriente fundamental para o bom funcionamento celular e o desenvolvimento de massa muscular. Além disso, se você deseja adotar uma alimentação mais sustentável e menos calórica, esse marisco é o substituto perfeito para a carne vermelha.

O mexilhão é fonte de vitamina B12

De maneira geral, este marisco é abundante em vários itens da tabela nutricional. Contudo, o maior destaque vai para os índices de vitamina B12. Uma simples porção de 100 g de mexilhão já garante mais que o dobro do mínimo recomendado deste nutriente. Logo, o fruto do mar é o alimento ideal para quem deseja ter um sono melhor, além de mais energia e disposição. Além disso, a vitamina B12 garante o funcionamento adequado dos sistemas nervoso e cardiovascular e auxilia na regeneração muscular. Então, que tal comer uns mexilhões pós-treino?

Minerais também estão presentes em abundância nos mexilhões

Além do alto teor de proteínas e vitaminas, o mexilhão também é uma excelente fonte de selênio, ferro, zinco, iodo e fósforo. Portanto, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, controlar a pressão arterial, prevenir anemias e muito mais, além de ter importantes propriedades antioxidantes.

Quando se trata de ômega 3, os mexilhões são uma ótima fonte

O ômega 3 é um ácido graxo muito benéfico à saúde, atuando em diversas frentes, da saúde da pele às funções cerebrais – e peixes e frutos do mar são grandes fontes. Dentre eles, é claro, estão os mexilhões, que fornecem quase 1 g de ômega 3 por porção de 100 g. Embora salmões ou camarões possuam uma quantidade um pouco maior, o marisco não deixa de ser uma ótima fonte.