Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 01/10/2019

O que é celulose? Os alimentos ricos nessa fibra insolúvel boa para o intestino

Presente na maioria dos vegetais, a celulose é uma fibra insolúvel que (apesar de não ser absorvida pelo estômago) ajuda muito no funcionamento do sistema digestório. Ela retém substâncias tóxicas, auxilia no funcionamento do trânsito intestinal (age como laxante natural e aumenta o bolo fecal, por exemplo) e também garante saciedade durante mais tempo – ou seja, é ótima para quem precisa emagrecer. Quer conhecer os principais alimentos fontes dessa fibra insolúvel? Nós listamos aqueles que têm maior quantidade de celulose. Confira!

Feijão e outras leguminosas (como lentilha e ervilha) são fontes importantes de celulose e minerais

O feijão, para quem não sabe, é um dos principais alimentos que fornece celulose ao organismo. Meia xícara de feijão cozido, por exemplo, possui 6 g de fibras insolúveis. Por isso, o ideal é que ele esteja sempre presente na dieta de todos. O alimento também é fonte de outros nutrientes importantes, como ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. Só não se esqueça de deixar os grãos de molho durante 12 horas antes do cozimento, ok? O feijão precisa ficar submerso na água para soltar antinutrientes, enzimas e substâncias que precisam ser descartadas.

Existem outras leguminosas que também fornecem celulose e devem estar presentes na dieta. A lentilha e a ervilha, em especial, possuem fibras solúveis e insolúveis – ou seja, ajudam, respectivamente, no controle do colesterol e no funcionamento do intestino. Além disso, esses nutrientes garantem saciedade e são ótimos para quem faz dieta.

Vegetais como alface, brócolis e couve são ricos em celulose

Para quem quer ter uma dieta rica em celulose, a nossa sugestão é incluir diferentes vegetais (como alface, tomate, brócolis, espinafre e couve) à rotina de alimentação. Todas as partes dos vegetais – desde o talo até as folhas – têm uma grande concentração de fibras insolúveis, auxiliando no funcionamento do intestino. Além das folhas verde-escuras, você também deve acrescentar legumes como batata, beterraba e cenoura, que também são fontes de celulose.

Cascas de maçã e de outras frutas possuem uma quantidade maior de fibras insolúveis

Além de comer a polpa das frutas, também é necessário incluir as cascas nas receitas, ok? Elas são fontes importantes de celulose e outros nutrientes (minerais e vitaminas de uma forma geral). A casca da maçã, em especial, tem uma grande concentração de fibras insolúveis e antioxidantes – ou seja, auxilia no sistema digestório e fortalece a imunidade do corpo.

Para quem quer consumir uma quantidade maior de fibras, o ideal é tentar consumir cascas (tanto de frutas quanto de legumes) sempre que possível – elas, muitas vezes, têm uma concentração maior de nutrientes que a própria polpa dos alimentos. Por isso, o ideal é nunca descartá-las. Você pode fazer sucos, vitaminas, doces e receitas diversas usando as cascas dos alimentos – fica a dica!

Oleaginosas, como amêndoas e nozes, fornecem celulose, ômega 3 e vitaminas importantes

Não são só os vegetais, frutas e leguminosas que fornecem celulose, ok? As oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas também são ricas em fibras insolúveis e devem estar na rotina de alimentação de todos. Elas podem ser usadas no preparo de saladas, risotos, pastas, doces e receitas diversas. Outro ponto positivo das oleaginosas é que elas são ricas em ácidos graxos essenciais (como o ômega 3), auxiliando diretamente na saúde do sistema cardiovascular. Além disso, fornecem vitaminas A, C, E e outros nutrientes importantes para o funcionamento do corpo.