Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 26/09/2019

Por que feijão causa inchaço? Saiba como evitar gases no preparo das leguminosas

Você já deve ter ouvido falar que leguminosas (como o feijão e a ervilha) dão gases quando consumidas de forma exagerada. Essa afirmação realmente tem um quê de verdade, sabia? Dependendo do modo que os grãos forem preparados, eles pode sim potencializar a formação de gases. Quer saber por que isso ocorre e como evitar o problema? Nós esclarecemos pontos importantes sobre o assunto e separamos dicas para evitar a formação de gases. Confira!

Deixe as leguminosas de molho para tirar enzimas e substâncias que devem ser descartadas

Deixar as leguminosas de molho é uma das etapas mais importantes do seu preparo, sabia? O mais indicado, inclusive, é manter os grãos submersos na água por cerca de 12 horas – assim, são liberadas enzimas e outras substâncias que devem ser descartadas.

O fitato (ou ácido fítico), em especial, é uma substância presente nas leguminosas que – além de atrapalhar a absorção de minerais (como ferro, zinco e cálcio) pelo nosso organismo – também dificulta bastante o processo digestivo, contribuindo para a formação dos gases. A maioria das leguminosas, o que inclui feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha, também possui oligossacarídeos, que são um tipo de carboidrato de difícil digestão. Essas substâncias costumam chegar ao intestino grosso e, ao serem fermentadas por bactérias, levam à formação de gases.

O lado bom é que não é muito difícil tirar essas substâncias dos alimentos. Quando deixamos as leguminosas de molho durante bastante tempo (isto é, por pelo menos 12 horas), os níveis de oligossacarídeos diminuem e o fitato acaba sendo neutralizado por outras enzimas. No entanto, depois de deixar os grãos de molho, lembre-se de descartar a água e adicionar uma nova para iniciar o processo de cozimento. Essa é uma dica que garante uma boa limpeza das leguminosas, além de resolver o problema da formação de gases. Bem simples, né?

Obs.: Além das leguminosas e dos grãos (como o milho e a quinoa), as oleaginosas (como castanhas, amêndoas e nozes) também precisam ser deixados de molho para que os antinutrientes presentes nos alimentos sejam descartados. Seguindo essa dica de preparo, não tem erro!

Cozinhar o feijão por mais tempo é outra dica para acelerar o processo de digestão

Para quem sofre com dores de gases, outra sugestão interessante é cozinhar o feijão e outras leguminosas por mais tempo. Assim, os grãos ficam mais macios e são mais fáceis de digerir. No entanto, essa uma medida para quem realmente tem problemas maiores relacionados ao sistema digestório. Na maioria das vezes, deixar essa leguminosa de molho já é mais que suficiente!

Produtos relacionados