Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é burrata e como fazer essa receita rica em cálcio
Guia Culinário 24/02/2020

O que é burrata e como fazer essa receita rica em cálcio

Os amantes de queijos que se cuidem com a burrata! Extremamente saborosa e suculenta, essa é uma receita italiana feita à base de queijo muçarela derretido, nata ou creme de leite fresco e mais um pouco de muçarela pra completar o combo. E se você nunca teve a oportunidade de experimentar essa iguaria, fique tranquilo. Aqui vão algumas dicas de como fazer essa receita riquíssima em cálcio e proteína!

Primeiro, prepare o tradicional recheio da burrata

A receita de burrata leva 200 g de queijo muçarela nozinho (uma muçarela vendida em formato de nó e normalmente sem tempero), 500 g de muçarela comum em formato retangular (pedaço) ou palito, 250 g de nata (ou creme de leite fresco), sal e leite (de acordo com a necessidade).

Para começar a fazer o recheio, fatie a muçarela nozinho em pedaços pequenos e misture com a nata até conseguir uma consistência cremosa. Caso seja necessário, adicione um pouco de leite para ajudar na mistura.

Como fazer a base da burrata

A base da burrata é basicamente o queijo muçarela comum bem derretido e elástico, como se fosse uma goma. Para prepará-lo, você precisa literalmente colocar a mão na massa! Primeiro, corte 250 g de muçarela em fatias bem finas, esquente meio litro de água numa chaleira e separe os outros 250 g.

Quando a água começar a entrar em ebulição, transfira-a para um recipiente de vidro e junte a muçarela fatiada, de modo que os pedaços fiquem completamente imersos. Com a ajuda de uma colher de pau (ou de uma espátula de madeira) misture-os até que eles se transformem em uma única massa.

No momento em que a massa começar a esticar na colher, encha um outro recipiente com água gelada e e pegue o a massa de muçarela. Com as duas mãos, estique-a bem e volte a dobrá-la para que ela fique como uma trouxinha outra vez. Faça isso repetida vezes, de forma que a massa seja sovada aos poucos.

Obs.: Para não correr o risco de se queimar, coloque as mãos na água fria, mexa na massa e, conforme sentir que as mãos estão esquentando, molhe os dedos na água fria sem parar de sovar.

Finalize a burrata com o recheio

A última etapa tem um pequeno truque: para montar a burrata, sove um pouco mais a massa de muçarela, estique bem, e faça o formato da letra “C” com uma das mãos (na horizontal, mas o formato correto da letra precisa estar virado para você). Os dedos devem estar mais fechados que tamanho da massa, pois assim será possível apoiá-la em cima deles. Após equilibrá-la, a parte central naturalmente irá cair para dentro do “C”. Com isso, as bordas permanecerão presas nos dedos e o centro criará um vão, formando uma espécie de saco.

Depois disso, coloque 2 colheres e meia (sopa) do recheio cremoso (muçarela nozinho + nata) nesse vão e feche a massa de queijo. Para isso, segure-a na parte debaixo com a mão livre, já que, com o recheio, ela irá cair com mais rapidez. Com a mão que estava no formato da letra “C”, feche a massa, criando uma espécie de trouxinha. Vale destacar que essa massa fica muito elástica, então o ideal é puxar a ponta e fazer um nó para vedá-la completamente. Por fim, coloque-a no recipiente de água fria (para endurecer um pouco). Caso tenha sobrado massa, deixe essa sobra na água quente e faça novas burratas com ela.

Sirva a burrata com o acompanhamento certo

Para apreciar essa deliciosa receita italiana da maneira certa – normalmente servida como um antepasto -, coloque a burrata no meio de um prato rodeado de azeitonas e tomates cereja, despeje um fio de azeite sobre ela e moa pimenta-do-reino a gosto. A burrata também combina com folhas de manjericão, torradinhas integrais, molhos cítricos – como o delicioso molho pesto – e massas.