Como fazer molho pesto e quais os seus benefícios para a nossa saúde

Molho pesto combina muito com massas
Molho pesto combina muito com massas

O molho pesto é uma opção saborosa que cai bem tanto com massas em geral, quanto com frango, peixe, saladas, torradas e pães. Fácil de fazer, com preparo bem rápido (cerca de cinco minutos), o molho se destaca também por trazer diversos benefícios à saúde. Isso se deve aos seus componentes, com destaque para o manjericão. Na receita, é indicado o uso de suas folhas, as quais contam com nutrientes importantes para o organismo.

Como preparar molho pesto

Para começar, vamos aos ingredientes. Para preparar o molho pesto não é preciso muito, apenas folhas de manjericão fresco; alguns dentes de alho; de 1 a 2 colheres de nozes ou amêndoas (sem casca); meia xícara de chá de azeite; queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino a gosto.

O modo de preparo é o seguinte: comece descascando os dentes de alho, esprema-os e coloque tudo em uma tigela. Depois, acrescente o sal e misture, mexendo bem. Antes de colocar as folhas de manjericão na mistura, lave-as bem e as corte em pedaços bem pequenos. As nozes ou amêndoas devem ser triturados em um processador e depois acrescentados à mistura (pode ser junto com o azeite). Coloque o queijo parmesão e mexa bem até que tudo fique bem consistente. A pimenta do reino fica para dar o toque final à receita.

Molho pesto é rico em vitaminas A e C

O manjericão, principal ingrediente do molho pesto, se destaca por trazer diversos benefícios à saúde. Por exemplo: como ele contém vitamina C, se torna um aliado na prevenção e no combate de gripes e resfriados. Também é importante nos cuidados com a parte cardíaca e ocular, tendo em vista que possui antioxidantes e nutrientes como magnésio e vitamina A. Os antioxidantes são ainda importantes para a prevenção do câncer.

Molho pesto ajuda na prática de exercícios físicos

Os antioxidantes envolvidos na composição do molho pesto são ainda fundamentais para aquelas pessoas que praticam exercícios físicos, sejam elas atletas de alta performance ou praticantes amadores. Isso porque eles ajudam a combater os radicais livres, que são estruturas ligadas ao processo de respiração (muito exigido no exercício) que levam ao envelhecimento celular precoce. Ou seja, o molho pesto pode ainda melhorar a qualidade do seu treino.

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