Muita proteína! Descubra qual é a importância das carnes em nossa alimentação

Proteínas. Muitas vezes combatidas, na verdade, são essenciais para a nossa vida. Seja através das carnes, de frango, bovina, peixes, porco, ou outros ingredientes, ela deve fazer parte permanente em nossa alimentação.
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Carne bovina, de porco, peixe, frango e tantas e tantas outras opções... Todas têm algo em comum: as proteínas! Nutrientes essenciais para o nosso organismo funcionar de forma plena, para se pensar em uma alimentação saudável e equilibrada, não podemos deixar de lado esses ingredientes tão importantes e altamente saborosos. Veja os benefícios de cada uma das principais proteínas para a nossa vida!

Em geral, apesar de muito combatido, o consumo de proteínas deve ser diário, de acordo com a tese do Conselho Europeu de Informação Alimentar (EUFIC): "De forma a manter uma renovação normal das proteínas, necessária para o crescimento adequado e reparação dos tecidos corporais, 10-15% da ingestão total de energia deve provir das proteínas", divulgou a entidade.

Dentre seus principais benefícios ao organismo, as carnes, independente da origem, desde que sejam consumidas da maneira equilibrada e preparada adequadamente - menos gordurosas -, trazem nutrientes fundamentais para a saúde da pele, ossos e músculos. Além disso, melhoram o nosso sistema imunológico e podem controlar as alterações hormonais. A nutricionista Priscilla Goretti indica o consumo de proteínas em todas as refeições do dia:

"No café da manhã por exemplo, pode ser usado frango desfiado no sanduíche e ovos mexidos. No almoço, um pedaço considerável (pelo menos o tamanho de um palmo) de qualquer tipo de carne ou peixe (que deve ser consumido pelo menos 3 vezes na semana, por ser rico em ômega 3 e auxiliar nos processos de desinflamação do organismo). No lanche da tarde e jantar também deve-se incluir tais fontes proteicas", salienta a profissional.

Os tipos de carne e seus benefícios

Carne bovina: A carne deve ser consumida de forma equilibrada, como todo alimento. É rica em nutrientes e contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser fonte em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B. A carne bovina auxilia desde a melhora das funções cerebrais até a prevenção de doenças como diabetes e câncer.

Frango: É fonte de proteína magra e é um dos alimentos mais populares do mundo, além de possuir uma quantidade de gorduras saturadas inferior a carne bovina. O frango é fonte de energia, ajuda na prevenção do Alzheimer e da demência e mantém a saúde do coração em dia.

Carne de porco: Rica em vitaminas e mineirais, a carne suína contém vitaminas do complexo B, fósforo e ferro, nutrientes essenciais para a manutenção do organismo, além disso, pode ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares e o câncer.

Peixe: São fonte de vitaminas A, E, D e niacina e de micronutrientes como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto, além do ácido graxos essencial para o organismo, o ômega 3, que podemos encontrar em grande quantidade no salmão, por exemplo. O consumo do peixe traz benefícios para a saúde física e mental, ajuda a reduzir o colesterol, controlar a pressão arterial, previne infartos e derrames.

As proteínas auxiliam na absorção de outros nutrientes

Segundo a Dra. Chein, a proteína de origem animal confere a melhor absorção de nutrientes essenciais ao metabolismo, como aminoácidos essenciais, aqueles que devem ser ingeridos pela alimentação e a vitamina B12, fundamental para a produção de hemácias e consequentemente no funcionamento das células do trato grastrointestinal, medula óssea, tecido nervoso, sintese de DNA e metabolismo dos ácidos graxos.

Receitas:
Salmão
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