Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Detox acelera o metabolismo: Conheça algumas etapas para limpar o organismo!
Guia Culinário 29/04/2015

Detox acelera o metabolismo: Conheça algumas etapas para limpar o organismo!

A primeira etapa de uma mudança começa sempre pela limpeza. Em nosso corpo, diariamente atacado por substâncias impróprias, não é diferente. A purificação, através do consumo de sucos detox, por exemplo, é essencial para o funcionamento correto do organismo, promovendo equilíbrio e bem-estar à saúde. Por isso, para que ações como dietas mais eficazes de emagrecimento, por exemplo, surtam os efeitos desejados é necessário uma “faxina geral” em nossos hábitos alimentares.

Para que o organismo nos ajude e nos defenda é preciso de nutrientes específicos para ajudarmos o organismo. O trabalho de desintoxicação deixa o corpo livre para receber o que de melhor os alimentos têm a nos oferecer. Funcionando de maneira regulada, a captação dos nutrientes fica maior, mais rápida e eficaz. Por isso, só um corpo limpo é capaz de aceitar novas dietas.

“Se levarmos em conta que estamos sempre propensos às contaminações, não apenas por alimentos, mas também através da poluição que geram fatores que nos causam intoxicação, me preocupa muito o modo com que as pessoas vêm utilizando as dietas no dia a dia. Pelo fato de buscarem algo rápido para emagrecimento, acabam esquecendo do principal que são os bons hábitos que conquistamos diariamente através de uma alimentação balanceada e a prática de atividade física ao ar livre. Devemos buscar para nossa saúde algo duradouro e eficaz, que refletirá em mudanças para a vida toda”, destacou a nutricionista Larissa Conte.

Ao falar em desintoxicação, o primeiro nome que nos vêm a cabeça é o da dieta detox. Responsável diretamente pela eliminação de carcinógenos e toxinas do organismo, a medida é vista com bons olhos pela nutricionista, contudo, ela pondera algumas questões. “A dieta detox pode vir a servir como um empurrão para aqueles que buscam iniciar novos hábitos alimentares saudáveis. Ela é bem específica e deve ser prescrita por um nutricionista capaz de avaliar toda a individualidade biológica de cada um. Dessa forma pode ser feito algo eficaz, sem restrições e sem riscos para a saúde. O que não pode ser feito é deixar as pessoas viverem apenas de sucos, sopas e chás, considerados alimentos desintoxicantes, e esquecerem dos outros grupos alimentares tão importantes para todo funcionamento do nosso organismo”, enfatizou.

Alimentos indicados – Os principais alimentos introduzidos em uma dieta e composição de preparo dos sucos detox são: sucos de frutas, como abacaxi, melão, melancia, limão, maçã e pera; legumes e as verduras, como brócolis, couve-flor, repolho, pepino e rúcula, além de temperos como alho, gengibre, salsão, açafrão. Nessa alimentação também é muito utilizada a biomassa de banana-verde. “Podemos incluir sim esses alimentos em nosso dia a dia mas para que ele seja um complemento e deixe nossa alimentação mais saudável, equilibrada e completa, pelo uso de fibras, alimentos antioxidantes, vitaminas e minerais”, disse Larissa, apresentando duas opções de sucos detox que podem ser incluídos em nosso dia a dia para aumentar a limpeza do organismo.

Aprenda duas receitas infalíveis para desintoxicar o corpo!

Suco 1: Ingredientes – 1 maçã, ¼ pepino, 1 pedaço pequeno de gengibre, 2 folhas de couve, 3 folhas de hortelã, ½ copo de água gelada ou água de coco.

Suco 2: Ingredientes – 1 rodela de abacaxi, 5 folhas de hortelã, 2 folhas de couve. ½ copo de água gelada ou água de coco

Evite coar, para um maior aproveitamento das fibras, vitaminas e minerais presentes nos sucos.