Dia mundial da alimentação: Nós somos aquilo que comemos!

Nós somos aquilo que comemos? Com toda a certeza! Por isso, no dia mundial da alimentação, é mais do que importante ressaltar o poder que bons hábitos alimentares geram a nossa vida. De remédios naturais a padrões estéticos, alguns nutrientes essenciais ao nosso corpo só são conquistados através dos mais diversos ingredientes.
Nós somos aquilo que comemos? Com toda a certeza! Por isso, no dia mundial da alimentação, é mais do que importante ressaltar o poder que bons hábitos alimentares geram a nossa vida. De remédios naturais a padrões estéticos, alguns nutrientes essenciais ao nosso corpo só são conquistados através dos mais diversos ingredientes.

16 de outubro é o "Dia Mundial da Alimentação"! A data, mais do que nunca, serve para conscientização sobre a importância de seguirmos os mandamentos de uma alimentação saudável e funcional, afinal, como o ditado diz: "Nós somos aquilo que comemos!".

Os alimentos orgânicos são considerados remédios naturais que curam ou previnem as mais diversas doenças e regula o bom trabalho do nosso organismo. Tudo aquilo que ingerimos refletem diretamente em nossa vida. Se tivermos bons hábitos alimentares, nosso corpo responderá com mais saúde, energia e força. Segundo a nutricionista dos Vigilantes do Peso, Renata Migueis, por essas e outras razões, temos que escolher elementos que contenham os chamados nutrientes fundamentais, aqueles que nosso corpo não produz sozinho, mas são indispensáveis para viver, como as vitaminas, minerais, carboidratos e alguns aminoácidos. Ela enumera esses nutrientes e explica qual a função de cada um deles no nosso organismo:

1 - Aminoácidos: Representam a menor unidade elementar de uma proteína. Existem os chamados essenciais e não essenciais. "Os essenciais são chamados assim pois só são obtidos por meio da alimentação, já os não essenciais, podem ser produzidos pelo próprio organismo", explica a nutricionista. Eles devem ser diversificados, de origem vegetal e animal, e atuam na formação de músculos e ossos.

2 - Carboidratos: São a nossa principal fonte de energia. "Existem diferentes tipos de carboidratos, mas, de maneira geral, falamos dos simples e dos complexos. Carboidratos simples são aqueles que nosso corpo não precisa trabalhar para digerir e fazem mal à saúde quando consumidos em excesso. Já os complexos possuem fibras em sua composição e carregam com eles uma quantidade significativa de vitaminas e minerais", esclarece Renata Migueis.

3 - Vitaminas e Minerais: Estão presentes em todo o tipo de alimento in natura ou minimamente processado, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, leguminosas e carnes magras. Esses micronutrientes são essenciais para o corpo como um todo, desde a área cerebral, manutenção do ritmo cardíaco, agindo na contração muscular e regulando enzimas e hormônios.


Benefícios de uma boa alimentação


Os benefícios à saúde trazidos por uma alimentação equilibrada são inúmeros: "Melhora da disposição e do humor, controle adequado do peso, intestino regulado, pele, cabelos e unhas firmes e vistosos são alguns dos exemplos que uma boa alimentação pode proporcionar", afirma a nutricionista.


Renata Migueis garante que os efeitos ruins trazidos pelo estresse, como a falta de sono e o mau humor como consequências da rotina agitada, podem certamente ser minimizados com uma boa alimentação. Além da alimentação que inclui todos esses nutrientes, cuidados como ter uma rotina de exercícios e evitar alimentos industrializados são igualmente importantes.


"Uma alimentação inadequada, por si só, já pode causar vários problemas de saúde, porém, quando aliada à maus hábitos como pouca ou nenhuma atividade física, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e excesso de peso, os prejuízos podem ser ainda maiores. Como exemplos de complicações de saúde ligadas à alimentação desequilibrada, podemos citar: diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer", finaliza a nutricionista.

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