Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comeu demais? Saiba 7 dicas para evitar o exagero
Guia Culinário 25/09/2015

Comeu demais? Saiba 7 dicas para evitar o exagero

Todos nós sabemos o quanto é difícil fugir das tentações, principalmente quando se trata de comida! Contudo, calma! Há formas de “suavizar” e manter a nossa alimentação saudável e equilibrada, mesmo cometendo pequenos deslizes em nossas dietas, sem que seja preciso alterar drasticamente a vida.

Veja se não é assim: A semana toda você mantém firme a dieta, através de uma elaborada reeducação alimentar, come de três em três horas, bebe bastante água e pratica exercícios físicos, mas, quando chega o final de semana é muito resistir difícil aos desejos? Para Aldryn Sonis, nutricionista especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, o principal cuidado para não prejudicar a vida saudável em dias de lazer é não pular as refeições:

“Como as pessoas tendem a acordar mais tarde ou terem a rotina alterada, o café da manhã é constantemente substituído pelo almoço, por exemplo, descontrolando todo o planejamento alimentar”, enfatiza a profissional, defendendo a tese que sempre está em tempo para começar a cuidar da alimentação:

“Nunca é tarde demais para recomeçar e uma meta sem um plano é somente um desejo. Sempre explico aos meus pacientes que não se trata de uma dieta, e sim de reeducação alimentar. É um estilo de vida e este deve ser praticado diariamente. Sair do plano alimentar só nos finais de semana representa 20% do mês e isso é muito quando se tem um objetivo”, explica a profissional.


7 dicas para evitar os exageros


Planeje sua alimentação –
Imagine o que vai comer no café da manhã, almoço, lanches e jantar, para que possa perceber (e evitar!) eventuais exageros. Planejar com antecedência é uma ótima forma de refletir sobre os itens que serão consumidos.

Continue na saladaNão é porque é folga que o colorido da salada deve ser dispensado. Fundamental para garantir a saciedade, a salada ainda é fonte de fibras, para manter o bom funcionamento do intestino.

Faça exercícios – Aproveite o tempo livre para investir em atividades novas ou ao ar livre. Os exercícios são fundamentais para manter o metabolismo acelerado, além de queimar eventuais calorias extras.

Substitua alimentos por versões inteligentes – Ficar longe da pizza, da macarronada e da feijoada pode ser tarefa muito árdua nos dias de folga. Mas, se optar por estes alimentos, o ideal é que substitua as massas com farinha branca pelas versões integrais, as carnes muito gordurosas por opções mais magras e evite refrigerantes, preferindo sucos ou água de coco.

Modere as quantidades – Fique atento ao tamanho das porções, para que possa ter uma alimentação completa e variada, mas na medida certa.

Não exagere no álcool – Se ficar longe das bebidas à base de álcool é impossível, opte por drinks com muitas frutas e pouco vinho e cerveja, por serem muito calóricos. Estipule uma meta – por exemplo, no máximo duas taças de vinho – e não a ultrapasse.

Uma experimentação por dia – Se o problema é a visita a um destino gastronômico, cheio de pratos novos, o ideal é limitar as delícias a uma experimentação por dia, para que não ultrapasse as calorias diárias. Se exagerou no almoço, modere a janta e vice-versa. Esta é uma ótima maneira de manter o equilíbrio.

*A doutora Aldryn Sonis atualiza informações diárias sobre o mundo da nutrição em seu Instagram, Facebook e site.

Produtos relacionados