Limão congelado também pode ser saudável? Descubra a verdade!

Congelar ou não congelar o limão, eis a questão! Nutricionalmente, a prática serve para conservar integralmente o uso da fruta, ou seja, sua casca, que também é rica em nutrientes, principalmente vitaminas. Veja mais!
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Dentre os diversos mitos e verdades da alimentação saudável, a técnica de congelar o limão está entre as mais praticadas. Extramente versátil, essa poderosa fruta, que compõe os mais diversos pratos, tanto doces como salgados, como ingrediente principal ou acompanhamento, por muitas vezes é colocada em nossas geladeiras para conservar o seu gosto e, principalmente, nutrientes. Mas... Será que isso é correto e surte o efeito esperado? Descubra!

Em suma, o congelamento é sim uma forma eficiente de conservação de alimentos. Quando reservados em temperaturas baixas, os alimento tornam-se mais rígidos, o que diminui o desenvolvimento de microrganismos nocivos e também as suas deteriorações. Vale ressaltar, no entanto, que qualquer alimento só pode ser congelado uma vez para ser consumido. No caso específico do limão, além de prevenir a ploriferação de bactérias, o congelamento é uma forma de proporcionar a utilização integral da casca, que possui mais nutrientes do que a própria polpa, como explica a nutricionista Sheila Basso:

"A casca do limão é fonte rica em monoterpenos, moléculas dos óleos cítricos que penetram com facilidade em tecidos e células do corpo, ajudando a regular a absorção de açúcares e o armazenamento de gordura. Ela atua como diurético, já que o potássio contido na fruta auxilia na eliminação de sódio, facilitando a produção de urina. A sua acidez ajuda na quebra das moléculas de proteína, facilitando e acelerando o processo de digestão dos alimentos ingeridos. Além disso, aumenta a sensação de saciedade, devido à grande concentração de pectina (fibra solúvel)", destaca a profissional, ressaltando, no entanto, que os valores nutricionais não se modificam tanto:

"O impacto do congelamento sobre o valor nutricional é pequeno. Nas carnes, nas aves e nos peixes, por exemplo, o congelamento praticamente não afeta o conteúdo de proteínas, vitaminas e minerais", ressalta a Dra. Sheila.

Limão em defesa do organismo: Os benefícios da fruta para o nosso sistema imunológico

Por ser uma fruta cítrica, ou seja, fonte de vitamina C, o consumo moderado de limão é responsável por fortalecer o nosso sistema imunológico. Por ser fonte de poderosos agentes antioxidantes, a fruta também combate a ação dos radicais livres, auxiliando na defesa completa do nosso organismo, contra doenças, alergias e outras enfermidades.

Combate ao câncer: Os compostos químicos como limonoides, encontrados no limão, podem atuar na diminuição de ocorrências de câncer de mama, pele, pulmão, boca, estômago e cólon, mas não torna a fruta mais competente que o tratamento da doença.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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