Congelar alimentos: Veja como manter a sua alimentação mais nutritiva e saudável

Congelar os alimentos é uma ótima alternativa para mantermos nossa alimentação saudável no dia a dia. Além de prática e econômica, colocar os alimentos na geladeira consegue preservar os principais nutrientes e, claro, o sabor por muito mais tempo.
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Com a vida corrida que levamos, não é sempre que temos à disposição algum tempo extra para ir à feira ou supermercados comprar alimentos fresquinhos para a nossa alimentação diária. Por isso, e para isso, congelar os produtos é uma alternativa prática e saudável e econômica de aproveitarmos os melhores alimentos sem perder sabor e nutrientes.

Se a proposta é optar pela praticidade, a dica é: prepare e congele alimentos naturais, nada de muito industrializados! A vantagem é que além de mais simples, ao refrigerar, nós aumentamos a durabilidade dos alimentos e boa parte das propriedades são conservadas. "Em média, 70% dos nutrientes são preservados quando congelados", explica a nutricionista Pricilla Goretti.

Bom para a saúde, melhor para o bolso!


Congelar os alimentos também é uma forma de economizar e evitar o disperdício. O ideal, para que isso aconteça, é armazenar em pequenas porções e ir retirando na medida que for utilizar, já que uma vez descongelado, o alimento não deve voltar para o freezer, pois isso pode provocar a proliferação de microrganismos. Ao descongelar o alimento, ele atinge temperaturas entre 15°C e 50°C, o que é conhecido como "zona de perigo". Nessa fase, a as bactérias voltam a agir, já que até então, tinham sido interrompidas pelas baixas temperaturas.


Veja dicas para congelar seus alimentos de forma correta

Lave: Congelar os alimentos limpos e higienizados evita a proliferação de bactérias durante o descongelamento, além de facilitar na hora do consumo. Uma boa dica é já deixá-los cortados também.

Espere esfriar: Caso vá congelar pratos prontos, aguarde que a preparação esfrie e transfira para a embalagem, feche bem e coloque no eezer.

Legumes e verduras: Congele apenas aqueles que serão consumidos fritos, cozidos ou assados, caso contrário, se a ideia for consumir cru, prefira os frescos, pois o alimento perde a textura.

Frutas congeladas: Maçã, pêra, acabaxi, morango, também devem ser limpas e cortadas, de preferência, retire os caroços. Guarde-as em pequenas porções e utilize-as para preparações de sucos, vitaminas, bolos e tortas.

Hortaliças: Antes de congelar as hortaliças (tomate, couve-flor e brócolis, por exemplo), devem passar por um processo chamado "branqueamento", que consiste em dar um choque térmico no alimento para conservar melhor o sabor, cor e textura e também diminui a propenção de bactérias. Para realizar esse processo, lave as hortaliças, retire as partes estragadas, se houver, e mergulhe-as em água fervente, logo após, coloque-as em aguá fria. Assim ocorre o choque térmico e pára o cozimento. Depois disso é só deixar secar e congelar.

Carnes: Qualquer carne pode ser congelada e somente ser recongelada no prato pronto, por isso, leve-as ao freezer separadas em pequenas quantidades.

Identifique os alimentos: Colocar etiquetas nos potinhos, além de proporcionar uma maior organização, facilita muito na hora da busca do que vai descongelar para consumo. Colocar a data também ajuda para ter um controle do que está a mais tempo no freezer.

Tire o ar das embalagens: Deixe o mínimo de ar possível, a embalagem a vacuo, por exemplo, elimina toda a umidade e tende a preservar melhor o sabor da comida. Uma boa dica é usar um canudo para tirar o máximo de ar presente.

O que não podemos congelar?

Ovos com casca, maionese, chantilly, iogurte, pudins em geral, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, cremes engrossados com maisena não devem fazer parte da lista dos alimentos que vão para o freezer.

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