Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Jantar saudável: Aprenda 7 receitas práticas e nutritivas para preparar à noite!
Guia Culinário 29/05/2017

Jantar saudável: Aprenda 7 receitas práticas e nutritivas para preparar à noite!

Jantar ou não jantar, eis a questão! Muitas pessoas abdicam da última refeição do dia alegando, principalmente, o cansaço da rotina que desestimula a vontade de cozinhar antes de dormir, não é mesmo? Mas, e se nós apresentássemos a você algumas sugestões de receitas, leves, saudáveis e práticas para degustar à noite? Você mudaria de ideia e pararia com essa desculpas? Sim, existem inúmeras possibilidades criativas para otimizarmos nossos tempos na cozinha, sem perder a mão de sabor e sofisticação!

Primeiramente, é importante deixar a preguiça de lado, ok? Depois, é preciso estar atento e garantir a boa qualidade dos ingredientes que serão utilizados, as combinações certas de temperos e o equilíbrio nutricional da refeição. Por exemplo, para preparamos o nosso jantar, devemos sempre dar preferência aos alimentos ricos em fibras, que facilitarão a digestão durante a noite e escolher, dentre as possibilidades mais saudáveis, boas fontes de proteínas, para atuar na construção e na reparação do organismo, enquanto dormimos satisfeitos. O chefe de cozinha Bruno Barreto separou 7 receitas deliciosas e altamente saudáveis para compor a última refeição do dia. Confira!

7 receitas saudáveis para tornar o seu jantar mais saboroso

1 – Sopa de gengibre, hortelã e laranja

Ingredientes:

– 1 pedaço pequeno de gengibre (150g)

– 1 ramo grande de hortelã

– 5 laranjas

– 1 litro de água

Modo de Fazer: Em uma panela média coloque a água e o gengibre para ferver. Enquanto isso, lave bem a hortelã e faça raspas e suco das laranjas. Quando a água começar a ferver, adicione a hortelã inteira e as raspas das laranjas. Ferva por mais 20 minutos sempre adicionando água se achar necessário. Depois disso com a ajuda de um garfo ou uma colher, retire a hortelã e o gengibre e descarte. Adicione o suco de laranja logo em seguida, mexa bem, espere mais 10 minutos e sirva.

2 – Sopa de alho poró, aipo e especiarias

Ingredientes:

– 3 unidades de alho poró

– 2 aipos

– 100 gramas de curry

– 50 gramas de canela

– 3 folhas de louro

– 20 gramas de pimenta preta do reino em pó

– 50 gramas de açafrão

– 2 litros de água

Modo de Fazer: Limpe o alho poró lavando bem, retirando o fundo dele e cortando as folhas (Reserve-as). Corte-o em rodelas e em uma frigideira com um fio de azeite, cozinhe ele por 5 minutos até ficar levemente dourado. Reserve. Limpe o aipo da mesma forma, reservando também as folhas. Corte-o em cubos pequenos. Em uma panela grande, coloque para ferver a água juntamente com as folhas do alho poró, os aipos e suas folhas. Depois que ferver, adicione o restante dos ingredientes (Inclusive o alho poró da frigideira), mexa bem e deixe cozinhar por 30 minutos. Sirva em seguida.

3 – Caldo de batata baroa com gorgonzola

Ingredientes:

– 300 gramas de batata baroa

– 100 gramas de gorgonzola

– 1 ramo médio de salsinha

– 20 gramas de pimenta branca do reino em pó

– 1,5 litro de água

Modo de Fazer: Descasque batata, e em uma panela grande com água cozinhe. Enquanto isso, lave e pique bem a salsinha. Reserve. Quando a batata estiver bem cozida, retire-a da água e amasse-a até que fique bem homogênea. Volte com a batata para a água na panela, e adicione o queijo e a pimenta. Cozinhe bem até que o queijo esteja todo derretido e misturado com a batata. Quando tudo estiver misturado bem, jogue a salsinha, mexa por mais 5 minutos e sirva.

4 – Caldo de brócolis, couve, alho torrado e tomate

Ingredientes:

– 1 brócolis grande

– 1 couve

– 1 pacote de alho torrado (200g)

– 2 tomates médios

– 2 litros de água

Modo de Fazer: Lave bem e corte em pequenos pedaços o brócolis e a couve. Em uma panela média, ponha para ferver a água junto com o brócolis e a couve por 30 minutos. Enquanto isso lave os tomates, retire todas suas sementes e depois corte em cubos pequenos. Reserve. Depois de 30 minutos, misture o alho torrado no caldo e mexa bem. Na hora de servir ponha os tomates por cima.

5 – Salada verde com amendoim e castanhas

Ingredientes:

– 1 alface americana

– 1 ramo de agrião

– 1 ramo pequeno de hortelã

– 6 tomates cerejas

– 50 gramas de amendoim descascado

– 50 gramas de castanhas

– 10 ml de azeite extravirgem

Modo de Fazer: Lave bem as alfaces, o agrião, a hortelã e os tomates. Reserve. Com a mão, rasgue pedaços pequenos da alface e do agrião. Desfolhe a hortelã e guarde um ramo central para decorar. Em um bowl misture todos os ingredientes, deixando o azeite por último. Na hora de servir, finalize com o ramo de hortelã.

6 – Banana com canela, açafrão e mel

Ingredientes:

– 2 bananas d’água

– 30 gramas de canela

– 10 gramas de açafrão

– 10 ml de mel

Modo de Fazer: Retire as bananas da casca e leve à frigideira em fogo baixo. Depois de 2 minutos, jogue a canela e o açafrão por cima delas. Espere mais 1 minuto, passe para um prato e jogue mel por cima. Obs.: Caso queira, pode-se incorporar amendoim, castanha ou passas por cima da banana para incrementar mais a receita.

7 – Bebida “Mistura refrescante”

Ingredientes:

– 2 maçãs verdes

– 300 gramas de melancia

– 300 gramas de mamão

– Suco de 4 laranjas

– 250 ml de água

– 1 pacote de bala refrescante de eucalipto

Modo de Fazer: Descasque e descaroce as maçãs, e corte-as em cubos pequenos. Reserve. Retire a casca da melancia, as sementes e corte-a em cubos pequenos. Faça o mesmo com o mamão e reserve. Em uma bacia, misture o suco das laranjas, a água e as frutas. Leve a geladeira por 3 horas. Quando faltar uma hora para retirar as frutas da geladeira, triture bem as balas e misture nas frutas. Depois de 3 horas está pronta para servir. Pode-se servir com 2 pedras de gelo.