Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aromas e sabores: Descubra 10 temperos que ajudam a emagrecer
Guia Culinário 01/07/2015

Aromas e sabores: Descubra 10 temperos que ajudam a emagrecer

Para quem está precisando emagrecer rápido e com saúde, sem abrir mão de comer com sabor, a dica é investir em temperos, aromas, sabores e, claro, cores – conheça a dieta cromática – que podem incrementar suas receitas saudáveis. E, sendo comer um ato indispensável para o corpo, é importante tornar este ato o mais prazeroso possível.

Por isso, cada vez mais, são descobertas e elaboradas especiarias que conseguem abranger e conciliar o sabor das receitas aos paladares, num mesmo tempo em que equilibra as premissas nutricionais de alimentação. Dessa forma, vários temperos utilizados no dia a dia apresentam, além de aromas e sabores marcantes, diversos benefícios para a saúde.

Produtos de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule ou raiz), além de ervas aromáticas das quais são utilizadas principalmente as folhas, as especiarias pertencem a um mundo tão vasto, que cada região possui seus temperos próprios e mais próximos de suas identidades. No Brasil, por exemplo, esses acompanhamentos são utilizados tanto para alimentos doces como salgados. A chef Flávia Daher analisa a importância gastronômica das especiarias em nossa culinária:

“Elas fazem parte do nosso dia a dia. Na pizza, por exemplo, usamos o orégano; no molho de tomate, o manjericão, a pimenta. Já no molho branco, usamos a noz-moscada e, no feijão, o louro… Elas dão um sabor a mais nos pratos, um toque especial na sua finalização”, enfatizou a profissional, salientando como devemos adaptar as especiarias em nosso cotidiano alimentar:

“Devemos introduzir essas especiarias com mais tranquilidade, sem pesar a mão, pois muitas delas são muito fortes para o nosso paladar, por isso essas especiarias são muitas vezes usadas em pratos criados por chefs de cozinha”, finalizou.

10 temperos para incluir no seu cardápio diário

Canela: É uma das especiarias mais velhas do mundo e a melhor em termos de nutrientes. Contém propriedades curativas que vêm dos componentes ativos nos óleos achados em seu córtex. A canela tem boas atividades antioxidantes, que auxiliam no combate de diversas doenças.

Cravo: Conhecido por seu aroma distinto, ele é adicionado em doces e molhos quentes para sobressair o seu sabor. Dentre seus nutrientes, o cravo é rico em carboidratos e também contém alta quantidade de proteínas e fibras alimentares, que podem suprimir a hemorragia de dente e gengiva.

Erva-doce: O bom dessa especiaria é que todas as suas partes são comestíveis. O bulbo, folhagem e suas sementes podem ser ingeridas de forma saudável, pois contêm apenas 30 calorias por 100 gramas do seu consumo. Além disso, é uma excelente fonte de fibras e minerais, importantes para a digestão.

Pimenta-do-reino: Um estudo revelou que junto a outra especiaria – o açafrão- esse tempero é capaz de destruir as células-tronco do câncer de mama. Além disso, também aumenta a absorção de vários outros nutrientes, como selênio, vitamina B, a curcumina e betacaroteno.

Manjericão: O manjericão fornece cerca de 20 calorias por 100 gramas de seu consumo. Essa erva doce contém óleos essenciais que geram aroma calmante e benefícios à saúde, principalmente para proteção do corpo contra ataques bacterianos.

Salsa: Tradicionalmente tratada como mero enfeite, a salsa é uma gigante dentre outras ervas em termos de benefícios para a saúde. Ela, por exemplo, contribui para a saúde do coração, por causa de sua boa quantidade de ácido fólico, que previne ataque cardíaco, derrame e aterosclerose.

Coentro: É uma erva conhecida por seus benefícios de desintoxicação de metais pesados, fazendo uma “varredura” e remoção deles no corpo, que estão associados a muitos problemas graves como a deterioração do cérebro, doença renal, doença pulmonar e ossos fracos.

Orégano: Tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem óleos voláteis com propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes e antioxidantes. Além disso, o tempero ajuda no emagrecimento devido à presença de carvacrol, o composto ativo que pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco.

Alecrim: Erva muito aromática que possui um perfume doce e fresco, ele é um importante aliado à memória. Uma pesquisa constatou que o alecrim contém uma diterpina, chamado ácido carnósico, que tem propriedades neuroprotetoras que podem proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória normal que acontece com o envelhecimento.

Gengibre: Alimento termogênico, esse vegetal tem a capacidade de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Além disso, seus componentes auxiliam o sistema digestivo, respiratório e circulatório.