Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 01/06/2020

Já ouviu falar no araçá-rosa? As propriedades medicinais desse alimento exótico

Se você faz parte do time de pessoas que ama experimentar alimentos exóticos, é possível que se apaixone pela fruta araçá-rosa! Também é conhecida como araçá-de-comer, araçá-comum ou araçá-de-coroa, ela tem a casca avermelhada (quando madura), o sabor adocicado (parecido com o da goiaba) e a polpa branca. Além disso, possui diversos benefícios para a saúde e é facilmente encontrada em várias regiões do Brasil – com ocorrências naturais desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. Dá uma olhada na matéria para conhecer mais sobre o araçá-rosa!

Araçá-rosa é rica em vitaminas e minerais, nutrientes importantes para a nossa rotina

Para se ter uma noção das propriedades nutritivas da fruta, apenas 100 gramas de araçá-rosa possuem 292 mg de potássio, um nutriente muito importante para a nossa rotina, que ajuda a manter a saúde dos músculos e do coração. Ela também é fonte de cálcio, ferro, fósforo e proteínas, além de ser rica em vitaminas A, do complexo B e C.

Fruta exótica é excelente para tratar gripes e resfriados

Justamente por ser rica em vitamina C, a araçá-rosa é um alimento excelente para se manter livre de gripes e resfriados! Sua polpa conta com antioxidantes poderosos (como carotenóides e antocianinas) que protegem e defendem o organismo da ação de moléculas nocivas (radicais livres) e que podem ser consumidos através do preparo de sucos e chás da fruta.

Araçá-rosa é considerado um alimento com propriedades medicinais

Devido a sua riqueza nutricional, o araçá-rosa é considerado um alimento com propriedades medicinais. Ele tem ação diurética e anti-inflamatória no organismo, conta com propriedades antimicrobianas em sua composição e características antibióticas em suas folhas. Além disso, a fruta é relacionada ao tratamento de estresse e quadros clínicos de ansiedade e depressão.

Fruta araçá-rosa também é rica em fibras alimentares

Outro nutriente merece destaque nessa fruta exótica são as fibras alimentares. Graças a essa substância, o consumo de araçá-rosa reduz o risco de doenças cardiovasculares e ajuda a regular as funções do intestino, evitando problemas como a prisão de ventre. O alimento também é indicado para quem sofre de diabetes – já que as fibras retardam a absorção do açúcar no organismo – e para os que desejam emagrecer de forma saudável.