Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Já ouviu falar em zoodles? Conheça essa tendência vegana preparada com abobrinha
Guia Culinário 24/06/2019

Já ouviu falar em zoodles? Conheça essa tendência vegana preparada com abobrinha

O nome pode não soar familiar, mas os zoodles nada mais são do que uma excelente alternativa para um dos pratos mais comuns do nosso dia a dia: o macarrão! Junção de zucchini com noodle (abobrinha e macarrão, em inglês, respectivamente), esse nome se refere a uma receita que é uma ótima opção tanto para os veganos quanto para os que estão seguindo uma dieta low-carb e sem glúten, mas não querem abrir mão de um prato de macarrão – sem falar que é uma versão muito mais saudável do prato.

Zoodles podem ser servidos tanto cru quanto cozidos

Mais um ponto positivo dos zoodles em relação ao macarrão convencional é a versatilidade na hora de servir. Eles podem ser consumidos crus – e, para os alemães (que popularizaram o prato), essa é melhor maneira de saboreá-los – ou cozidos e junto a molhos. Seja qual for a sua opção favorita, o primeiro passo é cortar o legume em tiras bem fininhas, no formato de um espaguete. Para isso, você pode usar um cortador elétrico ou um descascador. Para servir os zoodles crus é só misturar, depois de cortá-los, com seus ingredientes favoritos e pronto!

Já nas receitas de zoodles cozidos, você deve ferver as tiras em água de 3 a 4 minutos. Depois, em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Você também pode acrescentar tomates, pimentas e castanhas de sua preferência. Para finalizar, é só envolver o seu macarrão de legume com os ingredientes da panela e servir. Uma dica é adicionar um molho quente, como o bolonhesa, para dar um toque especial.

Saiba quais legumes são excelentes para as receitas de zoodles

Embora a tradução indique o uso de abobrinha, essa não é a única opção para os zoodles: é possível fazer as suas tiras e se deliciar com outros legumes, como a cenoura, berinjela e pepino. Uma dica é misturá-los e fazer macarrão tanto de abobrinha quanto de cenoura, por exemplo. Para quem tem crianças em casa é uma ótima saída, pois os pratos ficam mais coloridos, divertidos e saudáveis para a alimentação.

Receita de zoodles de abobrinha

Para preparar o zoodles não tem mistério! Basta ralar a abobrinha no sentido do comprimento, formando longas tiras no formato de espaguete. Depois, deixe ferver em água durante 3 minutos e está pronto! Achou sem graça e quer dar uma incrementada? Nossa dica é refogar alho no azeite e depois acrescentar as tiras de abobrinha e – se quiser – de outro legume, como cenoura. Se optar por preparar com dois ingredientes saiba que é preciso acrescentá-los na panela com um intervalo de 3 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sirva à vontade.