Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fim das alergias: Conheça os benefícios do leite de cabra!
Guia Culinário 21/07/2015

Fim das alergias: Conheça os benefícios do leite de cabra!

Embora o leite de vaca integral seja o mais conhecido e consumido no Brasil, existem diversos tipos e composições da bebida, dos provenientes de outros animais aos de origem vegetal, que nos abrem um importante leque de opções para seguir os mandamentos de uma alimentação saudável. O leite de cabra, por exemplo, é um deles. Usado há milhares de anos – Hipócrates, o “Pai da Medicina”, na Grécia antiga já recomendava o uso – o líquido é um grande aliado contra alergias, muito comum se tratando de laticínios.

A nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila destaca esse poder do leite de cabra, recomendando a ingestão, principalmente, para alimentação de crianças. De acordo com a profissional, inclusive, o alimento pode ser usado também como substituto para quem tem alergia à proteína do leite de vaca (caseína).

“No mercado brasileiro, contamos com o leite de cabra fluido, integral ou light, em pó e nos queijos. Temos opções de produtos à base de leite de cabra no mercado com mais ou menos teores de gordura, o que nos ajuda nos planos alimentares em que precisamos ter maior controle calórico por conta das gorduras, ou ao contrário, quando precisamos enriquecer a dieta com calorias de alguma pessoa com baixo peso e que não tenha problemas de colesterol elevado. Portanto, é um tipo de leite que pode nos dar bastante opções de uso”, contou a nutricionista.

Diferenças entre os leites de cabra e vaca

Apesar das aparências serem bastante parecidas, já que os dois são de cor branca, o sabor e o aroma dos leites de cabra e vaca se diferenciam muito. Ainda assim, a bebida de cabra pode ser consumida da mesma forma que o da vaca, ou seja, puro ou em preparações.

Dentre seus outros benefícios à saúde, o leite de cabra ainda aumenta a resposta imunológica e fornece cálcio. “O que é interessante na formação dos ossos para as crianças e adolescentes ou na prevenção e tratamento da osteopenia e osteoporose em adultos e idosos“, explicou Adriana Lúcia. Além disso, de acordo com a profissional, o alimento auxilia a fácil digestão e absorção de nutrientes, por evitar fermentação e gases.

Confira a composição nutricional dos produtos!

200 ml de leite de cabra fluido

Integral:

Calorias: 120kcal
Proteína: 6 g
Gordura total: 7 g
Gordura saturada: 5 g
Carboidrato: 8,6 g
Colesterol: 30 mg
Cálcio: 246 mg
Sódio: 120 mg

Light:

Calorias: 60kcal
Proteína: 6 g
Gordura total: 0 g
Gordura saturada: 0 g
Carboidrato: 8,6 g
Colesterol: 5 mg
Cálcio: 246 mg
Sódio: 120 mg

26 gramas (2 colheres de sopa) de leite de cabra em pó integral

Calorias: 140kcal
Proteína: 7 g
Gordura total: 8,4 g
Gordura saturada: 5,2 g
Carboidrato: 8 g
Cálcio: 246 mg
Sódio: 70 mg

30 gramas de queijo de cabra

Integral:

Calorias: 111 kcal
Proteína: 6,1 g
Gordura total: 9,3 g
Gordura saturada: 7 g
Carboidrato: 0,7 g
Cálcio: 208 mg
Sódio: 156 mg

Light:

Calorias: 77 kcal
Proteína: 4,9 g
Gordura total: 5,8 g
Gordura saturada: 3,9 g
Carboidrato: 1,4 g
Sódio: 141 mg