Água na medida certa: Aprenda a calcular corretamente a sua hidratação

A hidratação também deve ser seguida de forma equilibrada. Veja aqui como calcular a quantidade de água que devemos ingerir no dia a dia
A hidratação também deve ser seguida de forma equilibrada. Veja aqui como calcular a quantidade de água que devemos ingerir no dia a dia
Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

Todos nós sabemos - ou deveríamos saber - que beber água é fundamental para a nossa vida. Contudo, a quantidade da nossa hidratação ainda é motivo de dúvidas frequentes e, claro, crenças de senso comum. A maioria diz que, no mínimo, é necessário tomar dois litros de água por dia, mas, será que é realmente verdade? O fato é que, até nisso, o equilíbrio é a chave do nosso organismo!

Quantos litros de água devemos beber por dia?

Devemos ingerir líquidos ao longo do dia, principalmente nos dias mais quentes, sempre um pouco por vez, para não ficar muitas horas sem se hidratar. No verão, por exemplo, quando perdemos muito líquido através do suor, devemos procurar ingerir a bebida de hora em hora, mesmo sem, necessariamente, sentirmos sede. A nutricionista Sara Bortoluz ensina como calcular a quantidade adequada de água para cada pessoa:

"Ter que beber água 8 vezes por dia é um mito. A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos). Lembrando que a água não pode ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes etc".

Quantidade de água a ser tomada por dia pode variar

Existem casos em que esses valores variam, segundo a nutricionista Adriana Ávila: "No caso dos idosos esse valor varia de 20 a 30 ml por kg de peso de acordo com o grau de funcionamento dos rins. Essa quantidade poderá ser ampliada se a pessoa transpirar bastante ou tiver episódios de diarreia e/ou vômito, o que aumenta a perda de líquidos".

O que acontece se bebermos água demais?

Por mais que seja tentador se fartar de água em meio a tanto calor, tomar líquidos em excesso todos os dias não só não adianta nada, como pode atrapalhar. Assim como ingerir quantidade de água abaixo do aconselhado é ruim, em demasia a hidratação pode causar um desequilíbrio eletrolítico (dos sais minerais) e causar efeito oposto - a desidratação - que traz uma série de incômodos que só pioram o mal-estar que sentimos com o calor do verão:

"A desidratação causa a sensação de fraqueza, cansaço, fadiga, a queda da pressão arterial, aumento de sede, elevação da frequência cardíaca, queda do desempenho, sensação de pernas pesadas, falta de fôlego, dores musculares e/ou falta de coordenação motora podendo provocar entorses", enumera a especialista.

Publicada em 12/11/2015

Editada em 05/12/2019

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