Festa junina: 5 alimentos para comer sem culpa

<strong>Festa junina:</strong> Não exagerar na gordura e no açúcar é fundamental para manter a forma. Confira dicas e substituições que você pode realizar.
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Andrea Stingelin Forlenza

Consultor:

Andrea Stingelin Forlenza

Formada em Nutrição pela Uninove e em Farmácia-bioquímica pela USP, possui pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, Fitoterapia e Farmácia Estética e é especialista em Nutrição Clínica Funcional e Estética.

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As festas juninas são sempre fartas de guloseimas cheias de calorias e gorduras. Tem cuscuz, pé de moleque, arroz-doce, cocada, quentão, bolo de fubá e muitas outras delícias que deixam qualquer um com água na boca. Mas para quem quer manter a boa forma e seguir os mandamentos de uma alimentação saudável durante essa época, ou apenas curtir as festas sem sentir culpa nenhuma, o controle na ingestão das guloseimas é fundamental.

A nutricionista e farmacêutica Andrea Forlenza fala que, em geral, pode-se comer de tudo com parcimônia, desde que faça parte de uma alimentação bem equilibrada. E para as festas, isso não é muito diferente."Eu não diria que há alimentos que devam ser evitados ao máximo, mas sim, consumidos com moderação, uma vez que as festas juninas são momentos importantes de confraternização", explica. "É importante manter uma alimentação equilibrada, sempre variada com ingredientes regionais do país, sem exageros e com bom consumo de água, para que quando as festas chegarem seja possível aproveitar sem grandes restrições, mas consumindo tudo com moderação."

E para quem está mantendo uma dieta mais restritiva ou, até mesmo, regimes, que precisa consumir alimentos mais naturais, sem adição de açúcares, sal ou gorduras em excesso, também há algumas opções que não ficam para trás no quesito sabor, como o milho verde cozido, a batata-doce assada, o pinhão, o cuscuz, a pipoca, entre outros.

Mas e se bater aquela vontade de um quitute bem calórico? A dica é preparar em casa. Para a nutricionista, esse preparo caseiro não somente ajuda a reduzir as calorias mas também ajuda a substituir uns ingredientes por outros de maior valor nutricional. "Nos casos dos bolos, por exemplo (milho, fubá), pode-se trocar parte da farinha de trigo branca pela integral, usar açúcar mascavo, adicionar a biomassa de banana-verde para melhorar o teor de fibras".

A bebida alcoólica também pode acabar sendo uma preocupação durante essas festas, por isso, é importante beber água nos intervalos, vai ajudar a diminuir a quantidade de álcool ingerido ao longo da festa. "Além disso, o álcool desidrata, por isso, também é importante não deixar de beber água, antes, durante e após o consumo de bebida alcoólica. E também não exagerar nas quantidades".

Mesmo com tantos cuidados, há sempre aquela chance de exagerar. Para a nutricionista, o importante é não se desesperar e procurar retomar uma alimentação variada, equilibrada, com bom consumo de água, além de manter uma rotina de atividades físicas. "Pode-se também incrementar a alimentação nos dias seguintes com alimentos mais desintoxicantes, como o brócolis, as frutas vermelhas, o alho, gengibre, limão, maçã, por exemplo", indica Andrea.

5 alimentos menos gordurosos das festas juninas!

Milho verde cozido: Fonte de fibras e vitaminas, o milho verde é essencial para a saúde, e ainda ajuda a manter um dia a dia saudável e produtivo.

Batata-doce assada: Fornecedora de energia, a batata-doce é ótima para quem pratica exercícios rotineiros.

Pinhão: O pinhão é uma semente extremamente rica em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A e C e proteínas.

Cuscuz: Ótima fonte de proteínas, componente essencial para manter o corpo forte, o cuscuz ainda fornece potássio.

Pipoca: A pipoca é um alimento rico em antioxidantes, substância essencial para combater a ação dos radicais livres! O ideal é fazer uma versão ainda mais saudável do alimento - isto é, sem levar óleo.

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