Fazer dieta ou regime? Qual é diferença entre elas?

Dieta ou regime: Descubra a diferença entre adotar restrições alimentares e seguir um padrão durante as refeições
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O parecido nem sempre é igual, principalmente quando o assunto está associado à saúde e aos mandamentos da alimentação correta. Muitas vezes usados como sinônimos para ações de controle e consciência alimentar, dieta e regime, apesar da proximidade, possuem características distintas e bem peculiares. Para não ter maiores enganos, entrevistamos a nutricionista Duane Amorim, que nos explicou as diferenças para se distinguir os dois conceitos: O que é dieta e o que é regime.

Segundo Duane, o principal fator de distinção entre regime e dieta é a flexibilidade alimentar que os dois conceitos impõem. Enquanto o primeiro segue uma linha radical de cortes e excessos, principalmente para perda de peso ou emagrecimento, o segundo tende a buscar se enquadrar ao dia a dia da pessoa e atender suas demandas cotidianas. "Regime alimentar passa uma ideia de restrição. Dieta passa uma ideia de uma alimentação mais equilibrada. Mas os profissionais nutricionistas não costumam usar o termo dieta e sim reeducação alimentar. Pois nosso objetivo é aplicar algo que o indivíduo possa introduzir na vida, novos hábitos", destacou a nutricionista.

O que é dieta alimentar?

A dieta, ou reeducação alimentar, trata de uma mudança nos hábitos alimentares, que ensina um modo de se alimentar corretamente e de acordo com as necessidades do corpo. Dietas alimentares levam em conta múltiplos fatores e visam uma alimentação mais balanceada para a pessoa. Os resultados podem ir desde a perda de peso até mesmo ao controle de doenças, como a diabetes ou pressão alta. Dietas também podem ser feitas para ganho de peso, dependendo do caso.

Existem diversos tipos de dietas, que passam pelos mais diferentes motivos. Vão de questões ideológicas, como as veganas, até as de simples aspectos estéticos.

O que é regime alimentar?

Já o regime consiste em uma restrição através da qual se persegue um resultado imediato. Ele "corta" a ingestão de diversos alimentos, visando, principalmente, a perda de peso. Depois de um período de tempo, entretanto, pode ocasionar o famoso efeito sanfona, no qual a pessoa recupera o peso perdido e pode ganhar até mais. "Eu não passo regime para as pessoas. Não trabalho assim. Por exemplo, uma noiva quer emagrecer só para caber no vestido então começa a cortar a alimentação de forma brusca. Logo depois que casa acaba engordando novamente. Não considero isso uma forma saudável", disse Duane.

Informe-se: Sabemos hoje, que grande parte das doenças possui relação com um bom estado nutricional, independente do peso corporal. Para garantir um funcionamento saudável e equilibrado, a alimentação deve ser preconizada por aqueles que desejam garantir disposição, vitalidade a seu corpo respondendo , logicamente, suas necessidades cotidianas.

O que comer durante a dieta?

Uma dieta alimentar equilibrada incorpora diferentes grupos de alimentos – gorduras, óleos, açúcares, lacticínios, carnes, ovos, peixes, grãos, nozes, vegetais, frutas, cereais, pães, arroz e massas – que fornecem ao organismo todas as proteínas, vitaminas, minerais, hidratos de carbono e fibras indispensáveis ao organismo. A quantidade que cada grupo de alimentos deve ser consumido depende da idade, sexo e condição de saúde do indivíduo.

Por isso, quando o corpo necessita de um maior equilíbrio na alimentação, seja para perda de peso ou mesmo para ganho, é importante buscar o acompanhamento de um profissional da área de nutrição. Ele identificará os excessos e carências nutricionais e indicar a alimentação mais balanceada para seu organismo, visando resultados saudáveis e uma qualidade de vida melhor.
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