Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Evite a enxaqueca com uma alimentação saudável!
Guia Culinário 29/09/2015

Evite a enxaqueca com uma alimentação saudável!

Se existe uma dor que dificulta mantermos a qualidade de vida em dia é a enxaqueca. As famosas dores de cabeça agridem o corpo e incomodam diretamente o bem-estar de grande parte das pessoas, que não sabem o que fazer com o problema. A boa notícia é que, até nisso, seguir as recomendações de uma alimentação saudável pode surtir efeito positivo no combate ao mal.

Segundo a organização mundial de saúde (OMS), mais de 90% das pessoas do mundo em algum momento de suas vidas sentem dor de cabeça. As causas são inúmeras, de estresse à falta de sono . O que poucas pessoas sabem é que a má alimentação é um potencial vilão para a enxaqueca.

A relação entre alimentação e enxaqueca ainda é complexa. Com consumo crescente de alimentos processados, açúcar e gorduras, nosso corpo sofre intoxicações diárias e, consequentemente, respondido às enxaquecas. “A alimentação das pessoas está ruim. Isso é fato. Consumimos produtos químicos, como os conservantes, pesticidas e agrotóxicos nos vegetais.

Tudo isso resulta em tantas toxinas para o organismo que sintomas como dores de cabeça começam a aparecer. Além disso, é cada vez mais comum as pessoas desenvolverem alergias e intolerâncias alimentares decorrentes de sua alimentação“, explica a nutricionista Giovana Morbi.

Alimentos que controlam a enxaqueca

A alimentação pode ser uma grande aliada para prevenir as dores de cabeça. A nutricionista Junia Franco destaca alguns nutrientes essenciais e onde encontrá-los nos alimentos:

– Castanhas, fígado e farelo de trigo: Possuem selênio, importante para combater metais tóxicos que estão ligados à incidência de cefaleia e enxaquecas.

– Espinafre, amêndoas e semente de abóbora: O magnésio contido nesses alimentos tem ação relaxante e está relacionado aos receptores de serotonina e outros neurotransmissores, trazendo benefícios para funções cognitivas e sensação de bem-estar.

– Salmão, atum, arenque e semente de linhaça: Ricos em ômega 3, eles possuem função anti-inflamatória, que combate as substâncias causadoras da cefaleia e enxaqueca.

– Leite e ovos: Fonte de vitamina B12, também possui papel importante no combate a esses males, pois atua no bom funcionamento do nosso sistema nervoso central, evitando alterações da sensibilidade do corpo que podem estar relacionadas ao aparecimento das dores de cabeça.

Alimentos que podem gerar enxaqueca

Justamente por ser uma condição desagradável, quem sofre desse mal deve prestar muito cuidado na sua alimentação. Existem alimentos que facilitam os episódios de enxaqueca, como explica Junia Franco:

“Alimentos que contêm componentes estimulantes como cafeína (refrigerantes, cafés, chocolate), aminas (cerveja, queijos maturados, alimentos embutidos), lipídios em grandes quantidades (frituras, carnes gordas, queijos amarelos), nitratos e nitritos (salame e presunto), aspartame (adoçantes), podem causar ou aumentar a incidência de enxaqueca em indivíduos sensíveis. Todas essas substâncias desencadeiam reações no nosso organismo tais como contração e alterações no calibre dos vasos sanguíneos, reações alergênicas a proteínas como beta lactoglobulina e caseína (presente no leite e seus derivados), dentre outras situações que causam a cefaleia”, revela a profissional.

Produtos relacionados