Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Endívia: o que é e quais os benefícios desse vegetal muito usado em saladas
Guia Culinário 28/06/2019

Endívia: o que é e quais os benefícios desse vegetal muito usado em saladas

Existem alguns vegetais, legumes e verduras que não são tão conhecidos, mas que também devem ser incorporados à rotina de alimentação. A endívia, por exemplo, faz parte desse grupo e pode ser usada de diversas maneiras – em sopas, saladas, cozidas ou cruas, da forma que você preferir. Ela é um tipo de hortaliça folhosa semelhante à chicória, oferecendo diversas vitaminas e nutrientes importantes para o corpo. Quer conhecer melhor esse vegetal? Nós listamos os seus principais benefícios abaixo. Confira!

Endívia é fonte de vitaminas A, C e do complexo

Uma das vantagens da endívia é que ela possui diferentes tipos de vitaminas. As do complexo B, por exemplo, são importantes para a saúde do sistema nervoso, cardiovascular e para o bom funcionamento do metabolismo. Já a C, como muita gente já sabe, fortalece a imunidade e atua como antioxidante. A vitamina A, por outro lado, é conhecida por auxiliar na saúde dos olhos, servindo para prevenir doenças relacionadas à visão. Por isso, é sempre uma boa dica incorporar este alimento ao dia a dia.

Vegetal é fonte de betacaroteno, um importante antioxidante

Muita gente não sabe, mas a endívia também é uma das principais fontes de betacaroteno, um importante antioxidante para o corpo. Além de ser um tipo de pigmento, essa substância cumpre outros papéis no nosso organismo – faz bem para a pele, cabelos, unhas, ossos e até mesmo para a visão, pois protege a superfície ocular. Além da endívia, existem outros vegetais fontes de betacaroteno, tais como abóbora, cenoura, brócolis e batata-doce.

Alimento também é fonte de minerais importantes para o corpo

Além de ser rica em vitaminas, a endívia também é fonte de minerais essenciais para o equilíbrio e bom funcionamento do corpo – tais como ferro, cálcio, potássio, manganês, cobre e zinco. Eles são importantes para a circulação sanguínea, o fortalecimento dos músculos e ossos, auxiliam na saúde mental e nervosa e fortalecem a imunidade. Por ser fonte de tantos nutrientes, a endívia é considerada um alimento bem completo e pode ser usada em diferentes receitas – em especial, tipos de saladas feitas com frutas e mix de folhas.

Endívia é fonte de ácidos graxos essenciais

Sabia que a endívia é fonte de ácidos graxos essenciais? Essas substâncias não são produzidas naturalmente pelo organismo e, por isso, devem ser consumidas através de alimentos fontes. A endívia tem alto teor de ômega 3 e 6, que são fundamentais para a saúde do coração, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), auxilia na síntese hormonal e no funcionamento do cérebro (na transmissão de impulsos nervosos, por exemplo). Por ser fonte dessas substâncias essenciais, a endívia merece receber destaque na hora de planejar a rotina de alimentação.

Hortaliça é fonte de fibras e auxilia na digestão

Outro ponto interessante é que a endívia é rica em fibras alimentares – substâncias fundamentais para o funcionamento do intestino e do sistema digestório como um todo. As fibras garantem uma maior sensação de saciedade (indicadas para quem quer perder peso) e também garantem um processo digestivo mais eficiente.

O grande diferencial da endívia é que ela possui um pouquinho de cada nutriente importante para o corpo – diferentes tipos de vitaminas, minerais, fibras, além de ser pouco calórica. Por isso, ela pode ser considerada um alimento bem completo e ótimo para inserir no cardápio diário.