É primavera! Veja os alimentos indicados para a estação

A primavera chegou e, com ela, uma farta variedade de alimentos da safra para deixar a nossa alimentação ainda mais saudável e prazerosa! A época é propícia para eventos ao ar livre, como os famosos piqueniques no parque!
A primavera chegou e, com ela, uma farta variedade de alimentos da safra para deixar a nossa alimentação ainda mais saudável e prazerosa! A época é propícia para eventos ao ar livre, como os famosos piqueniques no parque!
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Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

Ah... a primavera chegou! Penúltima estação do ano, a época traz consigo, junto de dias lindos e tempos agradáveis - ideais para encontros ao ar livre, como piqueniques - um verdadeiro despertar da natureza: plantas, flores, animais e, claro, os alimentos, crescem e nos fornecem momentos únicos de prazer! Por isso, é chegada a hora de aproveitar a temporada para desfrutarmos de uma variedade imensa de alimentos em suas safras para manter a dieta diversificada, colorida, e a sua vida ainda melhor!

Conhecida como a estação das flores, a primavera também é famosa por ser época da safra de grande variedade de frutas, legumes e verduras, sendo perfeita para enriquecer a dieta com aromas, sabores e nutrientes variados, principalmente os ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais. A nutricionista Caroline Codonho afirma que, inclusive, a maior demanda de seus pacientes durante ano acontece justamente nesse período. Ela explica como manter a melhor alimentação durante a temporada:

"Basicamente, como o tempo vai ficando mais quente, o ideal é priorizar alimentos frescos, da safra e inserir saladas compostas, que podem até mesmo valer por uma refeição se contemplarem todos os grupos alimentares! As ideias de saladas no pote, por exemplo, são recomendadas para essa estação! E sopas frias também caem bem", destaca.

Neste período é indicado o consumo de alimentos de fácil digestão, já que o tempo mais seco e quente exige mais energia do nosso organismo, que precisa ser rapidamente reposta. Para manter a alimentação mais leve, escolha sempre alimentos cozidos a vapor, grelhados e assados. A hidratação caprichada também é essencial, e que fica mais fácil com várias opções de frutas e legumes em época, que podem ser combinados em sucos e sopas ou, até mesmo num poderoso suco detox, para a limpeza do organismo:

"Uma excelente opção para melhorar as funções hepáticas seria a mistura de uma fatia de gengibre, suco de meio limão, uma folha de couve, uma maçã e 200ml de água", salientou a profissional.

Frutas, legumes e verduras da primavera

Coloque esses alimentos em seu cardápio e sua alimentação ficará mais nutritiva e variada! Feliz primavera a todos!

Frutas: Abacaxi pérola, acerola, banana-nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e gala, mamão formosa, mamão havaí, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego e tangerina.

Legumes: Abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo

Verduras: Almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, moyashi, mostarda, nabo e rabanete.

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