Como conservar a salada no trabalho? Veja 4 dicas para guardar a sua refeição!

Quem trabalha fora e busca uma alimentação equilibrada no dia a dia, sabe o valor que tem uma boa salada. Além de mais saudáveis e econômicas, elas são opções muito criativas para seguirmos uma dieta sem perder o sabor de uma ótima refeição.
Quem trabalha fora e busca uma alimentação equilibrada no dia a dia, sabe o valor que tem uma boa salada. Além de mais saudáveis e econômicas, elas são opções muito criativas para seguirmos uma dieta sem perder o sabor de uma ótima refeição.
Quem trabalha fora e busca uma alimentação equilibrada no dia a dia, sabe o valor que tem uma boa salada. Além de mais saudáveis e econômicas, elas são opções muito criativas para seguirmos uma dieta sem perder o sabor de uma ótima refeição.
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Quem trabalha fora e busca uma alimentação equilibrada no dia a dia, sabe o valor que tem uma boa salada. Além de mais saudáveis e econômicas, elas são opções muito criativas para seguirmos uma dieta sem perder o sabor de uma ótima refeição.
Quem trabalha fora e busca uma alimentação equilibrada no dia a dia, sabe o valor que tem uma boa salada. Além de mais saudáveis e econômicas, elas podem ser uma opção muito criativa para seguirmos uma dieta, variando as cores nas refeições, sem perder o sabor! Para isso, é importante sabermos manuseá-las de forma correta e conservá-las em recipientes/potes para manter grande parte de seus principais nutrientes e, claro, preservar o gosto das iguarias numa divisão ideal de prato ou então de uma marmita impecável e funcional.


A estrutura para uma excelente salada armazenada em pote é sempre contar com folhas, legumes, tempero e algum elemento que possa deixar a refeição mais crocante. Variar os ingredientes sempre também é uma ótima ideia para evitar a mesmice e contar com nutrientes diferenciados.

A nutricionista Adriana Ávila explica que manter uma ordem dos ingredientes é fundamental para que a salada permaneça saborosa mesmo após transporte. Assim, as verduras de folha vão sempre no fundo do pote. Ela dá a dica de deixá-las sempre inteiras ou rasgadas, mas se não for possível usar faca fora de casa, a especialista sugere que elas vão picadas mesmo, mas sempre com o cuidado de não deixá-las muito pequenas para que não percam as fibras alimentares.

Acima das folhas vão os legumes: ralados, picados em rodelas ou em palitos. Adriana ressalta, mais uma vez, que não corte muito pequenos, para não destruir as fibras. Se optar por fazê-los cozidos, que fiquem al dente, para manter as vitaminas. Os temperos, como limão espremido, aceto balsâmico ou vinagre, além do azeite de oliva ou maionese light, deverão ser colocados na hora do consumo, se possível, para não murchar as hortaliças.

Alimentos como a granola salgada ou oleaginosas (castanhas, nozes ou amêndoas) são ideais para deixar a salada mais crocante e aumentar a sensação de saciedade. A nutricionista orienta que os deixe por cima da salada para evitar o contato com temperos úmidos, que podem deixá-los amolecidos.

Adriana oferece quatro dicas para manter sua marmita mais gostosa por mais tempo. São elas:

4 dicas para conservar a salada

Mantenha a salada separada do restante da comida - Manter a salada longe do arroz, feijão, legumes, carnes evita que ela "murche";

Carnes cozidas ou desfiadas – A nutricionista orienta que carnes em forma de bife podem ficar endurecidas;

Não aqueça demais as refeições – Seja em banho-maria ou no micro-ondas. Desta forma, você evita que os alimentos fiquem ressecados;

Não coloque sal na salada – O restante da refeição já terá sido temperado com sal. Desta maneira, você evita o excesso de sal, que pode ocasionar inchaço, sobrecarga para os rins e alteração da pressão arterial.

Sugestões de saladas para o seu dia a dia

Adriana sempre sugere uma verdura, um legume, tempero e elemento para deixar a salada mais crocante. Ela deu algumas dicas de combinações para 5 dias. Que tal tentar?

- Alface americana + Cenoura + Azeite e limão + Castanha de caju;
- Rúcula + Beterraba + Maionese light e vinagre + Nozes;
- Escarola + Abobrinha + Azeite e aceto balsâmico + Amêndoa;
- Agrião + Pepino + Maionese light alho picado + Castanha do Pará;
- Alface roxa + Rabanete + Azeite com alecrim + Granola salgada.

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