
Consultor:
Daniella Chein
Formada em Nutrição ClÃnica pelo Centro Universitário Bennett, atualmente atua como coach e faz acompanhamento nutricional à distância
Produto recomendado

Barra de frutas de goiaba, banana e framboesa Taeq 66g

Banana com aveia, banana com mel, bolo de banana, vitamina de banana e até farinha de banana! No Brasil, é banana para dar e vender! Por isso, o que não faltam são opções para incluir uma das frutas mais populares e consumidas no paÃs no seu dia a dia. Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer mais benefÃcios do que você imagina, dentre eles, aumentar a disposição do corpo e reduzir os nÃveis de estresse do cotidiano!
Gostosa, versátil e nutritiva, são algumas das tantas caracterÃsticas que definem a nossa querida banana. E, em nossa busca por uma alimentação saudável e equilibrada, a resposta para o seu bem-estar consiste em comer duas bananas por dia! Segundo estudos recentes da Nurses' Health Study II (NHSII), da Universidade de Harvard, nos EUA, o consumo diário da fruta inclui bons nÃveis de proteÃnas, fibras alimentares e vitaminas necessárias para que as funções do nosso corpo funcionem de maneira correta. A nutricionista Daniella Chein explica:
"Banana é uma poderosa fonte de potássio, esse nutriente é essencial para o bom funcionamento das válvulas sanguÃneas, pois evita o acúmulo do sódio, o que faz aumentar muito pressão arterial. A banana está sendo muito consumida também por quem pratica atividades fÃsicas, pois conseguimos fazer diversas receitas fitness com a fruta. Além disso, seu consumo ajuda na prevenção das cãibras musculares. Por isso essa ingestão diária da banana é indicada", explica a profissional.
Confira 6 benefÃcios de comer 2 bananas por dia
1 - Fornece energia: Seja para a prática de exercÃcios fÃsicos ou para as atividades cotidianas, comer duas bananas por dia irá contribuir para que os nutrientes ingeridos se tornem energia para dar um up nas suas atividades. A disposição gerada inclui consumir a fruta in natura ou acrescida com outros alimentos, como aveia, mel, linhaça e iogurte, por exemplo.
2 - Diminui os nÃveis de estresse: Fonte de triptofano, essa substância é responsável na participação dos hormônios que melhoram o humor (serotonina), combatem a depressão e proporcionam um bom relaxamento. Os minerais magnésio e cálcio também se tornam eficazes nessa prática, amenizando o estresse e a ansiedade do dia a dia.
3 - Combate a anemia: Por possuir ferro em sua composição, quando ingerimos duas bananas diariamente, aumentamos a quantidade do mineral ingerida, suprindo as nossas necessidades básicas. Para turbinar essa absorção, você pode combinar a banana com frutas e alimentos ricos em vitamina C, para ocorrer a biodisponibilidade dos nutrientes.
4 - Melhora o sistema cardiovascular: Comer duas bananas por dia também pode deixar o seu coração saudável, livre de enfermidades. Fonte de potássio e cálcio, a banana ajuda a regular os nÃveis da pressão arterial, prevenindo o derrame ou um ataque cardÃaco.
5 - Regular o intestino: Fonte de fibras alimentares, o consumo da banana ajuda a tornar o intestino saudável, prevenindo a constipação. Em caso de prisão de ventre, recomenda-se o consumo da banana bem madura, já nos casos de diarreia a banana verde irá ajudar no controle.
6 - Favorece o emagrecimento saudável: As fibras encontradas na composição da banana, atua proporcionando saciedade e impedindo que comamos mais do que precisamos. Por isso, ao ingerir duas bananas por dia, no intervalo das refeições, irá diminuir o apetite para a próxima ingestão alimentar.
Banana contra os sintomas da TPM
Com tanto benefÃcios, a banana ainda agrada e favorece o público feminino que sofre com as alterações hormonais e os sintomas de TPM. Fonte de glicose, vitaminas do complexo B e outras substâncias, o consumo diário da fruta ajuda a manter os hormônios femininos equilibrados, diminuindo as variações de humor, a irritabilidade comum nesse ciclo e amenizando aquela vontade incontrolável de comer doce.