Estresse ou fadiga muscular: Descubra meios de combatê-la através da alimentação

Você sabia que os nossos músculos também podem sofrer de estresse? Quase sempre relacionados às questões emocionais, a fadiga muscular também é causa comum dos primeiros indícios desse problema.  Veja como evitar esse mal através de uma boa alimentação!
Você sabia que os nossos músculos também podem sofrer de estresse? Quase sempre relacionados às questões emocionais, a fadiga muscular também é causa comum dos primeiros indícios desse problema.  Veja como evitar esse mal através de uma boa alimentação!
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Quem nunca sentiu aquela sensação de cansaço muscular, mesmo que, aparentemente, não tenha feito grandes esforços físicos? Pois bem, assim como a nossa mente, o corpo também sofre silenciosamente com as ações do dia a dia que resultam em dores e muito desânimo. Antes comum somente em esportistas, a fadiga, ou estresse, muscular é cada vez mais frequente nas pessoas e, se não precavida, pode gerar diversos problemas à saúde. Veja como combatê-la através de bons hábitos de vida e uma alimentação saudável!

O estresse muscular pode ter origem mental ou física, atingir crianças ou adultos, e afeta desde o desempenho no trabalho a qualquer outra atividade. Ele não acontece de um dia para o outro: o corpo vai apresentando sinais que são completamente perceptíveis, mas a agitação e a rotina acabam inibindo e agravando a circunstância. Vale lembrar que estresse todos nós temos, o que altera é a forma que lidamos com ele.

Essa fadiga, resultado, principalmente, da rotina que o indivíduo leva, pode gerar problemas emocionais - fobias e ansiedade - até corporais como anemia, hipertensão e doenças cardíacas: "A fadiga é um estresse exacerbado no músculo onde são recrutados além do seu limite e com isso o músculo sofre a fadiga, pode ser em qualquer parte do corpo desde que esse músculo seja forçado. Para evitar estresse, é importante exercícios de alongamentos, séries mais leves e uma alimentação saudável que é fundamental para a saúde dos músculos", explica a fisioterapeuta Michelle Lemos.

Alimentação correta é fundamental para evitar o estresse muscular

A alimentação, antes e depois dos exercícios físicos, deve ser equilibrada entre carboidratos, que são importantes para gerar energia para o organismo, e proteínas, que ajudam na formação dos músculos, para crescerem e se manterem saudáveis. Além disso, a ingestão de muito líquido para hidratar o corpo é essencial. Veja seis alimentos que ajudam a manter os músculos fortes e saudáveis:

Carnes vermelhas

Rica em ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, principalmente a "B12", a carne bovina também é fonte de proteínas e aminoácidos essenciais para a construção muscular, dentre eles a creatina. Além do cobre, potássio e magnésio que completam o seu excelente quadro nutricional.

Salmão

É o tipo de alimento que possui um alto índice de proteínas, além de ser rico em ômega 3, o ácido graxo extremamente benéfico, já que ele produz hormônios que aceleram o crescimento muscular.

Ovo

Segundo pesquisas, o ovo possui mais proteínas até mesmo do que as carnes. É uma espécie de "dois em um", graças a presença da vitamina B12. O consumo desse alimento auxilia na redução da gordura no corpo e ajuda na contração dos músculos, além de recompor as energias.

Batata-doce

Líder no sucesso das dietas, esse alimento auxilia na perda de peso e ganho de massa muscular, pelo seu baixo índice glicêmico, que libera a energia do corpo mais lentamente provocando uma maior durabilidade do "pique" diário.

Leguminosas

Alimentos como feijão, bebidas à base soja, lentilha e ervilha são indicados para um consumo diário mínimo, principalmente para quem deseja manter uma alimentação saudável para os músculos.

Café

Rico em cafeína, ele não é só benéfico para dar um "up" no nosso dia, como, usado moderadamente, pode ajudar a acelerar o crescimento dos músculos, melhorando o desempenho físico e a concentração nas atividades diárias.

Receitas:
Ovo
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