Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Estresse ou fadiga muscular: Descubra meios de combatê-la através da alimentação
Guia Culinário 03/03/2016

Estresse ou fadiga muscular: Descubra meios de combatê-la através da alimentação

Quem nunca sentiu aquela sensação de cansaço muscular, mesmo que, aparentemente, não tenha feito grandes esforços físicos? Pois bem, assim como a nossa mente, o corpo também sofre silenciosamente com as ações do dia a dia que resultam em dores e muito desânimo. Antes comum somente em esportistas, a fadiga, ou estresse, muscular é cada vez mais frequente nas pessoas e, se não precavida, pode gerar diversos problemas à saúde. Veja como combatê-la através de bons hábitos de vida e uma alimentação saudável!

O estresse muscular pode ter origem mental ou física, atingir crianças ou adultos, e afeta desde o desempenho no trabalho a qualquer outra atividade. Ele não acontece de um dia para o outro: o corpo vai apresentando sinais que são completamente perceptíveis, mas a agitação e a rotina acabam inibindo e agravando a circunstância. Vale lembrar que estresse todos nós temos, o que altera é a forma que lidamos com ele.

Essa fadiga, resultado, principalmente, da rotina que o indivíduo leva, pode gerar problemas emocionais – fobias e ansiedade – até corporais como anemia, hipertensão e doenças cardíacas: “A fadiga é um estresse exacerbado no músculo onde são recrutados além do seu limite e com isso o músculo sofre a fadiga, pode ser em qualquer parte do corpo desde que esse músculo seja forçado. Para evitar estresse, é importante exercícios de alongamentos, séries mais leves e uma alimentação saudável que é fundamental para a saúde dos músculos”, explica a fisioterapeuta Michelle Lemos.

Alimentação correta é fundamental para evitar o estresse muscular

A alimentação, antes e depois dos exercícios físicos, deve ser equilibrada entre carboidratos, que são importantes para gerar energia para o organismo, e proteínas, que ajudam na formação dos músculos, para crescerem e se manterem saudáveis. Além disso, a ingestão de muito líquido para hidratar o corpo é essencial. Veja seis alimentos que ajudam a manter os músculos fortes e saudáveis:

Carnes vermelhas

Rica em ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, principalmente a “B12”, a carne bovina também é fonte de proteínas e aminoácidos essenciais para a construção muscular, dentre eles a creatina. Além do cobre, potássio e magnésio que completam o seu excelente quadro nutricional.

Salmão

É o tipo de alimento que possui um alto índice de proteínas, além de ser rico em ômega 3, o ácido graxo extremamente benéfico, já que ele produz hormônios que aceleram o crescimento muscular.

Ovo

Segundo pesquisas, o ovo possui mais proteínas até mesmo do que as carnes. É uma espécie de “dois em um”, graças a presença da vitamina B12. O consumo desse alimento auxilia na redução da gordura no corpo e ajuda na contração dos músculos, além de recompor as energias.

Batata-doce

Líder no sucesso das dietas, esse alimento auxilia na perda de peso e ganho de massa muscular, pelo seu baixo índice glicêmico, que libera a energia do corpo mais lentamente provocando uma maior durabilidade do “pique” diário.

Leguminosas

Alimentos como feijão, bebidas à base soja, lentilha e ervilha são indicados para um consumo diário mínimo, principalmente para quem deseja manter uma alimentação saudável para os músculos.

Café

Rico em cafeína, ele não é só benéfico para dar um “up” no nosso dia, como, usado moderadamente, pode ajudar a acelerar o crescimento dos músculos, melhorando o desempenho físico e a concentração nas atividades diárias.

Produtos relacionados