Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Culinária indiana: os melhores pratos para você conhecer a gastronomia do país
Guia Culinário 13/12/2018

Culinária indiana: os melhores pratos para você conhecer a gastronomia do país

A culinária indiana é muito famosa pelo sabor característico dos seus temperos. Mas você sabia que, além de deliciosa, ela também conta com vários pratos supernutritivos e que podem ser aliados de quem se preocupa em seguir uma alimentação saudável? Confira a lista com os principais deles e já se prepare para adicioná-los no seu cardápio:

1. Naan

Um dos pratos mais famosos da culinária indiana, o pão naan é muito versátil por servir de acompanhamento para diferentes refeições e, também, por poder ser servido puro ou com diferentes recheios. Além da água, do fermento e da farinha, a receita ainda pode ganhar mais sabor – e benefícios! – com a hortelã e o alho. O primeiro ingrediente tem a vantagem de ser rico em antioxidantes e ainda ter ação calmante, enquanto o segundo faz bem para o coração e para o sistema imunológico.

2. Butter Chicken

Como o nome indica, o Butter Chicken é um prato feito com frango – uma das carnes mais consumidas na culinária indiana. Aqui, ela aparece toda cortada em cubos, cozida com molho de tomate e a famosa manteiga ghee – mais saudável que a versão tradicional por ser resultado do óleo purificado, sem água, toxinas do leite e lactose. E para completar, também é marinado em ingredientes deliciosos e supersaudáveis: iogurte e especiarias.

3. Rogan Gosht

Se quiser mais receitas com iogurte e especiarias, e o gosto inconfundível do molho de cebolas douradas, a dica é apostar no Rogan Gosht! Em vez de frango, aqui a proteína nada mais é do que pedaços selecionados de carne de cordeiro – que, bem nutritiva, é fonte de ferro, fortalece o sistema imunológico, conta com vitaminas do complexo B e ainda funciona como um anti-inflamatório natural.

4. Samosa

Um dos lanches mais famosos na Índia, a samosa é uma espécie de pastel frito que pode ser recheado com ingredientes como carne, lentilha, cebola ou até batata. Quem deseja preparar uma versão mais saudável, pode fazer uma adaptação e trocar a frigideira pelo forno. Independentemente desse detalhe, o prato pode ficar ainda mais nutritivo se for servido com molhos de tamarindo, pimenta e hortelã.

O benefício se deve ao seguinte motivo: o tamarindo e a hortelã são ricos em vitaminas – incluindo a C e as do complexo B, enquanto a pimenta é um alimento termogênico – ou seja, que queima mais energia quando é digerido – e é rico em antioxidantes.