Frutos da estação: Descubra 10 alimentos indicados para a época de outono

Estação de tempos mais amenos e frescos, o outono também reserva ótimos alimentos para o nosso dia a dia. Veja algumas das principais opções e seus nutrientes.
Estação de tempos mais amenos e frescos, o outono também reserva ótimos alimentos para o nosso dia a dia. Veja algumas das principais opções e seus nutrientes.
O outono está aí, batendo na nossa porta. A partir do dia 20 de março, a estação climática caracterizada pelas quedas das folhas das árvores vai dar o ar da graça. Junto a um tempo mais ameno, principalmente em relação ao verão, a época é de muita colheita, propícia para o amadurecimento de grande variedade de frutos essenciais para a nossa alimentação.

Para sabermos um pouco mais sobre esses frutos de outono, a nutricionista Carolina Xavier, separou 10 alimentos e seus benefícios que vão fazer uma diferença e tanta no seu cardápio, principalmente nessa época em que resfriados e alergias são mais comuns.


Melhores opções para a nossa alimentação durante o outono

Gengibre: Previne e protege o organismo contra agentes responsáveis pela inflamação que causam rinite, sinusite, asma e outras doenças respiratórias comuns de época. Anti-inflamatório natural. "Deve ser consumido com moderação pois pode causar problemas gástricos. Acelera o metabolismo, auxiliando na perda de peso pois é classificado como termogênico.", aconselha a Dra. Carolina.

Agrião: Auxilia na eliminação de catarro e muco das vias áreas; descongestionante das vias respiratórias e digestiva.

Alho: Antibiótico natural e antimicrobiana. Nessa época há o aparecimento de gripes e resfriados devido a ambientes fechados e aglomerados.

Chá de hibiscos: Antibacteriano, antioxidante, ajuda a diminuir retenção de líquidos, acelera a queima de gordura. "É recomendado 2 xícaras de chá por dia." indica a nutricionista.

Banana: Fonte de um aminoácido chamado triptofano que ajuda na formação da serotonina evitando o aparecimento da depressão e estresse que são os principais causadores da queda da imunidade.

Castanha de caju: Também é fonte de triptofano que facilita a libertação dos componentes energéticos, para manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes dos distúrbios do sono. Deve ser utilizado com moderação devido ao seu teor calórico. Rica em zinco que tem o papel de fortalecer o sistema imune contra o aparecimento de doenças e ameaças.

Própolis: Contém componentes flavonoides e polifenólicos, com grande atividade antioxidante. Possui grande eficiência contra micro-organismos e combate gripe, otites e infecções respiratórias. Também pode ser aplicado topicamente, como um creme, para tratar diversas inflamações da pele, pois com a chegada do outono aumenta o ressecamento da pele.

Canela: Rica em polifenóis e antioxidantes, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Pode ser adicionada em chás , preparações doces e outras bebidas.

Lentilha: Fonte de proteínas vegetais e cálcio, ocorre equilíbrio da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. A boa pedida é fazer uma sopa para esquentar.

Laranja: Apresenta o betacaroteno que é um poderoso antioxidante protegendo as células de danos sendo que também protege a pele contra os radicais livres e impede a progressão dos sinais do envelhecimento. Possui vitamina C, que protege as células, neutralizando os radicais livres e combatendo gripes e resfriados.

*A nutricionista Carolina Xavier é pós graduada em nutrição esportiva e estética e maiores dicas e informações podem ser conferidas no seu blog: www.transbordesaude.com

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